Simone de Beauvoir| Foto: /

Morria em 14 de abril de 1986, aos 78 anos, em Paris, a filósofa francesa Simone de Beauvoir – ícone dos movimentos feministas e da filosofia existencialista. Ao lado do companheiro Jean-Paul Sartre, Simone, que nasceu em 1908, foi a maior referência para toda a intelectualidade e a cena artística da capital francesa nos anos 1940 .

CARREGANDO :)

Arrojada e corajosa em uma época extremamente restrita para as mulheres, além de escritora notável, a filósofa marcou a teoria do feminismo com obras como O Segundo Sexo (1949), considerado uma dos trabalhos mais influentes do século 20. Também ficou conhecida pelo romance A Convidada, em 1943, e pelo premiado Os Mandarins (1954).

Nascia, em 14 de abril de 1982, a atriz brasileira Paolla Oliveira, que recentemente deu o que falar no papel da garota de programa Danny Bond na minissérie Felizes para Sempre?, exibida pela Rede Globo em fevereiro deste ano.

Publicidade
A cena que “parou” a internet em fevereiro.  

Dirigida por Fernando Meirelles, a série foi elogiada por sua linguagem ágil e moderna, e chamou a atenção ao tratar de temas polêmicos. Mas ficou particularmente marcada pela cena que mostrou o bumbum da atriz – imagem que causou comoção nas redes sociais.

<b>Händel é um dos ícones da era Barroca.</b>  

Também em 14 de abril, mas há mais de 250 anos, morria o compositor alemão Georg Friedrich Händel, um dos principais nomes da era Barroco. Nascido em Halle an der Saale em 1685 – o mesmo ano em que nasceram os também ícones barrocos Johann Sebastian Bach e Domenico Scarlatti –, o músico começou sua carreira como violinista e regente, mas só ganharia notoriedade na Itália e, depois, em Londres, onde se radicou e se naturalizou cidadão britânico em 1726. Ele ficou na capital britânica até morrer, em 1759, aos 74 anos. Entre suas mais de 600 obras, incluindo mais de 40 óperas, as mais conhecidas estão Música Aquática, de 1717, e Música para Reais Fogos de Artifício, de 1749.

Publicidade