• Carregando...
Mattanó e Machado: geração 80 | Divulgação
Mattanó e Machado: geração 80| Foto: Divulgação

Programe-se

Confira o serviço completo do espetáculo no Guia Gazeta do Povo

Solução para Todos os Problemas do Mundo – espetáculo que estreia hoje, às 20 horas, no Teatro José Maria Santos – lida com referências facilmente reconhecíveis por quem tem 20 e poucos anos, como seus criadores, Neto Machado, Stéphane Mattanó e Cândida Monte.

Os três cresceram sob as mesmas influências. Televisão e video­­game: opções de entretenimento mais comuns para a geração nascida na década de 80. "Tínhamos von­­tade de falar das nossas referências e de como lidamos com isso", diz Machado.

A encenação parte de um vídeo de três minutos. Ouvem-se um chiado de tevê e a música do extinto programa Pião da Felicidade (aquele em que o dono do SBT entregava casas a quem girasse a roleta). Promoções e mensagens do tipo "esse espetáculo contém glúten" surgem na tela, remetendo à cultura de consumo. Terminado o vídeo, os performers enfim entram em cena, manipulando bexigas de aniversário.

Rumos

Em 2006, o projeto recebeu suporte financeiro (para pesquisa e circulação) do programa Rumos Itaú Cultural Dança. Mas os criadores não o definem apenas como dança contemporânea. Eles se aproveitam da linguagem do teatro também. "O pensamento coreográfico" da primeira convive com a "perfomance em cena" própria do teatro pós-dramático, em que não se assumem personagens.

Solução... só foi apresentada em Curitiba, até hoje, para um público especializado. Mas Machado garante que, em experiências fora da cidade, as plateias comuns se identificaram. "Como o tema causa reconhecimento instantâneo, é de fácil entrada, e sentimos a plateia conosco o resto do espetáculo. Eles se deixam levar", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]