• Carregando...
Depoimento do ex-governador Jayme Canet Jr.: momento emocionante | Arquivo
Depoimento do ex-governador Jayme Canet Jr.: momento emocionante| Foto: Arquivo

As belas imagens da neve que assolou a capital paranaense em julho de 1975 até hoje emocionam quem as vê. O mesmo pode ser dito sobre os registros do fenômeno meterológico que destruiu as plantações de café no Norte de Paraná – a chamada Geada Negra –, na­­quele mesmo ano. A diferença é que, enquanto as primeiras suscitam nostalgia, as segundas causam tristeza, pois são lembranças de um sonho que se perdeu no tempo.

Dependente da produção de café na época, o Paraná, após a maior geada de que se tem notícia no Brasil, experimentou um dos maiores êxodos populacionais ocor­­ridos no país até hoje – de acordo com dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), quase 3 milhões de pessoas deixaram o campo rumo às cidades.

O episódio, fundamental para a compreensão da história do Paraná, é tema de Geada Negra, mais novo documentário do cineasta e jornalista da Gazeta do Povo Adriano Justino. "Não há como pensar a atual configuração do estado e do Brasil sem falar na Geada Negra", aponta o diretor, que participa amanhã (29), do lançamento do documentário, no Auditório do Museu Oscar Niemeyer.

Viabilizado através do Prêmio de Cinema e Vídeo do Estado do Paraná em 2008, na categoria telefilme, Geada Negra problematiza de forma acessível a ocorrência da geada e suas consequências. "O filme segue a linguagem televisiva, contando a história da geada de forma quase didática, mas sem ser superficial", explica Justino.

Para isso, o jornalista consultou os acervos de 21 museus, bibliotecas, televisões, cinematecas, institutos e arquivos paranaenses. O garimpo histórico contou ainda com a recuperação de imagens raras de emissoras paranaenses, além de fotos do acervo do fotógrafo João Urban e do técnico de café e fotógrafo Armínio Kaiser, que re­­gistrou o trabalho agrícola no norte do Paraná entre as décadas de 1940 e 1970. Sem falar nas dezenas de entrevistas, entre as quais se destaca o emocionado depoimento do ex-governador Jayme Canet Jr., que era cafeicultor em Bela Vista do Paraíso e perdeu sua lavoura na trágica geada.

Serviço:

Lançamento do documentário Geada Negra, de Adriano Justino. Auditório do Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999), (41) 3350-4400. Dia 29, às 20 horas. Entrada franca. Mais informações, no site www.geadanegra.com

Assista a trechos de Geada Negra

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]