• Carregando...

Sonia Braga se surpreendeu com a rapidez que "The hottest state", rodado em janeiro, ficou pronto.

- O filme vai ser exibido esta sexta-feira em Veneza? Que maravilha! - diz ela, explicando que o diretor do filme é super organizado. - Ethan (Hawke) sabe o que faz. Além de autor do livro e do roteiro é diretor. Praticamente filmou editando.

"The hottest state", baseado no livro homônimo de Hawke e lançado esta sexta em Veneza na mostra não-competitiva Horizonte, é a mais nova empreitada da atriz brasileira no cinema americano. O filme é "super independente, o que chamamos de sem trailer", diz ela. Seu papel é pequeno, mas Sonia Braga conta com entusiasmo o quão prazeroso foi conhecer Ethan Hawke.

O ator é um relutante astro do cinema americano. Filosófico (vide "Antes do amanhecer", "Antes do pôr-do-sol" e "Waking life", que atuou e co-escreveu os roteiros), virou galã da Geração X. Lançou dois romances e já dirigiu dois filmes: o curta "Straight to one" (1994) e "As paredes do Chelsea Hotel" (2001).

- Ele é um animal do cinema - define Sonia. - Me lembra um pouquinho os anos 60, com aqueles intelectuais super profundos, interessados e bem humorados.

Sonia Braga vive a mãe de Sarah, interpretada pela colombiana Catarina Sandino Moreno (de "Maria cheia de graça"). Ethan Hawke se apaixonou pelo trabalho de Catarina e a convidou para o filme, que acabou com o roteiro alterado para a entrada de uma personagem latina. Com isso a necessidade de outra atriz latina para ser a mãe de Sarah.

Foi na estréia de "Diários da motocicleta", de Walter Salles, em Nova York, que Ethan conheceu Sonia Braga pessoalmente.

- Ele estava com um amigo meu e dei um alô. Quando já estava no Brasil ele pediu o telefone para minha manager e me ligou. "Lembra quando a gente se conheceu? Desde aquela noite estava querendo ter você em um filme meu" - relata Sonia. - Ele é assim, já vai moldando história, elenco...

"The hottest state" é uma história de amor entre o jovem americano William Harding (Mark Webber) e Sarah, que não deixou para trás sua origem latina ao contrário da mãe "bem americanizada". Os casal não se acerta com as diferenças de vida e de origens.

Sonia conta que teve uma longa conversa com Hawke sobre relações a dois inspirada pela história do filme.

- Eu solteira e ele separado imagina como foi a conversa - diverte-se a atriz. - Engraçado que o personagem que eu mais me identificava era o teenager masculino (o jovem quer consolidar o romance ao contrário de Sarah). Mas me via como o futuro da garota. Uma romântica que foge de relacionamentos e chega a esse ponto da vida feliz sozinha.

Entre os vários elogios a Ethan Hawke, a brasileira destaca o valor do diretor pelo conjunto de sua equipe. Ela conta que recebeu um pôster com a foto de todos que participaram das filmagens logo após voltar ao Brasil.

- Sempre foi um sonho para mim não separar elenco e equipe, cast e crew.

Sonia só filmou durante dois dias. Acredita que apareça apenas em uma cena. Mas diz ter grande prazer em faze parte do "todo".

- Não existe pessoas com papéis menores ou maiores. Quando fiz "Beijo da Mulher-Aranha" era uma parte pequena, mas o importante era participar do todo. O papel de protagonista nem deveria existir. O principal é sempre o filme.

Dedicada à sua personagem na novela "Páginas da vida", Sonia Braga pediu "um tempo" à empresária que cuida de sua agenda internacional.

- Vai que aparece uma coisa grande e eu fico tentada -conta rindo. - E se me chamarem para "Lost"? Logo agora que estou aqui??? Não. Prefiro nem saber. Quando estiver voltando aviso todos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]