O antigo Guayra, em 1928.| Foto: Reprodução/Guairacá

A foto de 1928 mostra o antigo Teatro Guayra. A récita em questão marcava a estreia da opereta “Marumby”, que tem uma versão em cartaz neste fim de semana na Capela Santa Maria. Repare na concha instalada na beira do proscênio, onde o “ponto” soprava todas as falas aos atores! Naquela época, preocupar-se com o texto era o de menos para o elenco. Veja também as galerias lotadas, as cadeiras de madeira no palco e o teto soberbamente decorado.

CARREGANDO :)
Veja também
  • Filme inglês satiriza cineastas como Godard
  • Flagrantes de leitura são tema de concurso fotográfico

Esse primeiro teatro Guayra ficava na Rua Dr. Muricy, ao lado da atual Biblioteca Pública. Foi inaugurado em 1884 como Theatro São Theodoro e rebatizado em 1900.

Publicidade

O prédio acabou demolido em 1937, deixando a cidade sem um grande palco até a inauguração do atual Teatro Guaíra, na Praça Santos Andrade, em 1973.

Para Gehad Hajar, que dirige a opereta “Marumby” atualmente em cartaz e que incluiu a foto acima no material de divulgação da peça, o fato de Curitiba ter ficado quase 40 anos sem um teatro certamente influenciou o comportamento da população, mais introvertida. Também estimulou a criação de sociedades teatrais dispersas, cada uma ligada a uma determinada etnia.