Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EXPERIMENTAL

“Catatau”, de Leminski, ganha os palcos

Obra mais hermética de Leminski ganha “criptodramaturgia”

Produção de Octávio Camargo será apresentada neste fim de semana no Novelas Curitibanas. | Gilson Camargo/Divulgação
Produção de Octávio Camargo será apresentada neste fim de semana no Novelas Curitibanas. (Foto: Gilson Camargo/Divulgação)

Paulo Leminski não morreu para sua legião de fãs, que poderão conferir um espetáculo de teatro a partir deste fim de semana, no Novelas Curitibanas, cuja proposta fica à altura do “nonsense” tão caro ao autor. Em “Catatau – A Justa Razão Aqui Delira”, o diretor Octávio Camargo parte do livro “Catatau”, de Leminski, e dele extrai trechos de uma forma bastante curiosa.

Veja mais informações no Guia

Por meio de “criptodramaturgia”, conforme o termo que a produção está usando, o artista Guilherme Soares isolou digitalmente diversos fragmentos da obra a partir de critérios tais como: todas as palavras do livro; todas as perguntas; todas as afirmações e todas as exclamações, sempre por ordem alfabética. Há ainda textos compostos a partir de todas as frases que começam com “eu”.

Em outro, foram reunidos todos os trechos em que Leminski cita o termo “occam”, usado por ele como uma espécie de código para se referir ao “monstro perturbador da linguagem”. Esses diferentes textos são usados pelas atrizes Claudete Pereira Jorge, Chiris Gomes e Helena Portela. A iluminação é de Beto Bruel.

O formato da encenação também inova, colocando o público fora da sala de apresentações, com 20 cadeiras nas portas que dão acesso a ela e mais algum espaço para pessoas em pé.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.