• Carregando...
Samuel Machado, Cadu Scheffer, Jéssica Medeiros, Luana Rollof e Fagner Zafra, o quinteto que usa Curitiba como inspiração para fazer humor. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Samuel Machado, Cadu Scheffer, Jéssica Medeiros, Luana Rollof e Fagner Zafra, o quinteto que usa Curitiba como inspiração para fazer humor.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

“O Paraná é a Rússia brasileira!” Isso parece ser um consenso nacional, tamanha a quantidade de casos absurdos que acontecem tanto aqui quanto na gélida terra de Dostoiévski. Situações hilárias, em geral testemunhadas por câmeras, dão a dimensão do potencial do absurdo e de comédia. De ladrão invadindo perfumaria para descolorir o cabelo até um peladão passeando de ônibus no Terminal Campo Comprido, o paranaense tem talento para a comédia mesmo sem fazer esforço. E é nesse ambiente propício para fazer rir que o grupo de humor Tesão Piá se estabeleceu. No domingo (6) comemoram quatro anos com espetáculo especial de fim de ano no Grande Auditório do Teatro Positivo, em Curitiba.

Começaram, ainda com outro nome, falando sobre expressões e comportamentos típicos do curitibano. “Esse nosso projeto copia a ideia de Shit New Yorkers Say (em que humoristas falam sobre o mesmo assunto em vídeos na Big Apple). Deu muito certo aqui e em Porto Alegre, onde fizeram pela primeira vez. Tentaram fazer o mesmo no Rio, por exemplo, mas não vingou”, lembra Cadu Scheffer, idealizador do espetáculo e do canal no YouTube, que tem 155 mil inscritos.

“A nossa pegada é essa, a gente gosta de trabalhar com o sarcástico, com o ácido e com o lúdico”, completa Scheffer, que começou o projeto com o amigo gaúcho Fagner Zadra, com quem fazia stand-up à época, e logo agregou Luana Roloff, colega de curso de teatro do Lala Schneider, o vizinho Samuel Machado e Jéssica Medeiros, então namorada e com quem está casado há três anos.

Espetáculo do Grupo Tesão Piá – Especial Fim de Ano

Domingo (06), às 20h30

Local: Teatro Positivo - Grande Auditório (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campina do Siqueira. Tel.: 3317-3107

Ingressos: R$ 35 (meia-entrada plateia superior) a R$ 80 (inteira plateia inferior) à venda pelo site Disk Ingressos ou telefone 3315-0808.

Foi um grande encontro da identidade artística do quinteto com o que fazia de fato o curitibano gargalhar. “Curitiba absorve esse tipo de humor. Às vezes, não pegamos muito o (humor) que é feito no Norte e do Nordeste do Brasil. Esse nosso projeto é uma cópia de Shit New Yorkers Say (em que humoristas falam sobre o mesmo assunto na Big Apple), que se deu muito bem aqui e em Porto Alegre, onde fizeram pela primeira vez no Brasil. Tentaram fazer no Rio de Janeiro, por exemplo, mas não vingou”, compara. “É mais para região fria, que se conecta com Nova York, que é o berço desse tipo de vídeo que a gente faz. O clima tem influência direta com o fato de o curitibano ser fechado e ter esse humor”, acredita.

Os piás e gurias do grupo têm bagagens distintas que contribuíram para a diversidade das histórias que contam nos vídeos e nos espetáculos. Scheffer e Luana têm formação em interpretação, enquanto Zadra, que começou no humor desenhando cartuns, também é palhaço. Jéssica, publicitária, e Machado, que entrou ajudando na sonoplastia, tiveram de exercitar a atuação quando não havia outros atores. Acabaram se apaixonando tanto pelo que fazem que já buscam aperfeiçoamento nas artes cênicas.

 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Stand-up ficou de lado neste espetáculo

O especial de fim de ano de 2016 marca uma ousadia do Tesão Piá. O stand-up comedy, uma das marcas de seus fundadores, fica de fora desta vez. O quinteto convidou Andrei Moscheto, do grupo de comédia Antropofocus, para dividir a direção do espetáculo com Cadu Scheffer. “Teremos esquetes e personagens que nunca estarão sozinhos no palco. Conseguimos mais unidade e focamos num show bem família”, afirma ele.

Por ‘família’ entende-se limpo de palavrões, que eles já evitavam usar. “Sempre teve muita criança nos shows. E a gente teve essa noção do público quando gravamos DVD e vimos mãe com criança de colo”, lembra Luana Rollof.

Mais família não significa menos divertido. Desta vez, as referências preferidas dos artistas, como a trupe britânica de comédia Monty Python e ainda “Seinfeld” e “TV Pirata”.

Com a dedicação ao espetáculo, o mais diferente que já fizeram, as gravações para o canal do YouTube ficaram em segundo plano. É que os roteiros detalhados exigem, a cada vídeo, cerca de 15 a 20 locações divididas em diárias exaustivas. “Nosso sonho é definir uma periodicidade. Pensamos em diversificar os tipos de vídeo”, diz Luana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]