• Carregando...
Outro manuscrito de Shakespeare disponível na Biblioteca de Londres. | Divulgação
Outro manuscrito de Shakespeare disponível na Biblioteca de Londres.| Foto: Divulgação

A partir de abril será possível ler pela internet o último manuscrito atribuído a William Shakespeare. A obra será disponibilizada pela British Library (Biblioteca Britânica), informou a curadora da instituição, Zoe Wilcox.

E do que se trata, você obviamente estará se perguntando...

O texto integra uma peça de teatro que o autor estava revendo. Mais uma vez, o bardo revela a percepção futurista que tinha em relação aos temas de sua época: trata na obra do acolhimento de refugiados.

Sob o título “The Book of Sir Thomas More”, do ano 1600, a peça aborda a vida do conselheiro do rei Henrique VIII. Como o tema era quente naquele momento, a montagem não chegou a ser encenada, com receio de motins.

Vários escritores da época chegaram a mexer no texto, mas o trecho atribuído a Shakespeare é considerado o mais marcante, justamente graças à adição da cena em que o personagem histórico Thomas More faz um apelo ao tratamento e aceitação de refugiados.

“More está a apelar às multidões para que sintam empatia com os imigrantes ou estranhos, como são chamados no texto”, explicou a curadora da British Library. “Ele pede-lhes para que imaginem como seria se fossem eles a ir à Europa”, disse.

O manuscrito será exposto na exposição “Shakespeare in 10 Acts”, em Londres, a partir de 15 de abril na British Library, quando será divulgada a digitalização.

Outros 300 documentos relativos a Shakespeare são conservados pela biblioteca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]