• Carregando...
Gaby Amarantos: cantora é chamada de "Beyoncé brasileira" | Divulgação
Gaby Amarantos: cantora é chamada de "Beyoncé brasileira"| Foto: Divulgação
  • A banda Ravelly é sensação na internet

Agora é para valer. O gênero pa­­raense tecnomelody, marcado pela mistura de ritmos regionais com batidas eletrônicas rápidas e com letras irreverentes, ga­­nhou o seu primeiro lançamento oficial, o DVD Tecnomelody Brasil, que chega às lojas pela Som Livre. Os nove principais artistas da cena belenense estão reunidos em apresentações ao vivo registradas em 2009. Entre eles está a sensação Gaby Amarantos, que, por suas performances e trajes ousados, assim como por sua versão de "Single Ladies'', ganhou o apelido de "Beyoncé do Pará''; a Banda Ravelly, sensação na in­­ternet com a canção "Meteoro''; e a Banda Xeiro Verde, considerada uma das precursoras do gênero, que tem "Maciota Light'' co­­mo principal hit.

"Belém é um celeiro de talentos, a gente devia um trabalho oficial aos nossos artistas'', co­­memora Meg Martins, criadora e coordenadora do DVD Tecnomelody Brasil. O gênero surgiu na periferia de Belém (PA) há cerca de quatro anos. Em menos de dois anos, dominou as rádios da capital paraense, conquistou o interior do Estado e invadiu outras cidades do Norte e do Nordeste.

Desde o final de 2009, especialistas indicam que o gênero se tornará febre na música brasileira. Só que, até o momento, nenhum dos artistas responsáveis pelo estilo tinha um lançamento oficial. Todos divulgavam os seus trabalhos soltando as músicas de graça na internet, o que sempre ajudou no boca a boca, mas não foi o suficiente para uma "dominação nacional''.

"Esse DVD era o que faltava para o tecnomelody emplacar no Brasil'', antecipa Meg. Ela faz questão de recordar que o movimento já superou o preconceito das classes sociais mais altas de Belém, e que, hoje, o gênero domina as rádios na cidade. "O tecnomelody levanta todo o mundo, e o pessoal vai para o salão [dançar]. Por isso, eu acho que vai pegar no Brasil, é uma música para cima.''

Serviço:

Tecnomelody Brasil. Vários artistas. Som Livre. Preço médio: R$ 19,90.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]