• Carregando...
Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson | Frederico Ishikawa/Divulgação/
Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson| Foto: Frederico Ishikawa/Divulgação/

O segundo tema do Sonora Brasil 2015-2016 é “Sonoros ofícios – cantos de trabalho”. São repertórios que nasceram a partir de atividades laboriais, como o cultivo de fumo, quebra de cocos e atividade nos sisais (plantas cultivadas no semiárido). No Paraná, essas apresentações acontecerão em 2016, em calendário ainda a ser definido.

Projeto musical itinerante dá vez à viola

Sonora Brasil irá levar apresentações musicais de violeiros a 130 cidades do país. Em Curitiba, shows acontecem a partir de agosto

Leia a matéria completa

Entre as apresentações estará a das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (AL), com a participação de Nelson Rosa, mestre de coco reconhecido como patrimônio vivo do estado de Alagoas. Os cantos entoados por ele e mais cinco mulheres nasceram durante o trabalho de colheita e preparação do fumo, e de construção de casas de barro e palha. “ O canto ajuda a superar o cansaço e melhorar a produtividade”, explica mestre Nelson.

Também fazem parte do grupo de artistas relacionados para o projeto Ailton Aboiador, vaqueiro da Bahia que compõe poesias e toadas. Para ele, uma oportunidade de reviver uma arte que está se extinguindo. “ Minha música é a que contava a história da vida. Hoje o boi ‘tá’ mais civilizado do que eu”, brinca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]