• Carregando...

Rio de Janeiro (Folhapress) – Há, nos relançamentos da Som Livre, um Marcos Valle menos pop e mais popular. É o da trilha de Vila Sésamo. Ele é o compositor de quase todas as músicas, algumas inesquecíveis como "Alegria da Vida" e "Funga-Funga".

Ou melhor, inesquecíveis para quem viveu a época. Para os jovens, explica-se: Vila Sésamo, embora versão de uma série americana, foi um grande programa infantil da fase pré-Xuxa, no qual se conciliava lazer e inteligência. Exibido entre 72 e 76, tinha Sonia Braga, Aracy Balabanian e Armando Bogus à frente do elenco. Sítio do Picapau Amarelo, que sucedeu a Vila Sésamo no posto de melhor programa para crianças da TV, também tem, enfim, sua trilha relançada. A faixa-título foi regravada pelo autor, Gilberto Gil, em seu Acústico e voltou a fazer sucesso. Mas há belas canções de Caetano Veloso, Dorival Caymmi, João Bosco/Aldir Blanc e Ivan Lins/Vítor Martins que muitos ainda não conhecem – além de "Passaredo", de Francis Hime/Chico Buarque.

Dos anos 70 são algumas das melhores pérolas garimpadas por Gavin. Molhado de Suor (74), por exemplo, é o primeiro disco-solo de Alceu Valença, com sua recriação peculiar dos ritmos e temas nordestinos.

Vamos pro Mundo (74) já é um Novos Baianos sem Moraes Moreira, mas ainda feliz na mistura de samba, choro, rock e tudo o mais. Nesse disco está a versão do grupo para Na Cadência do Samba, de Ataulfo Alves.

Tim Maia (77), o único trabalho do cantor na Som Livre, é uma aula de soul – tanto o mais romântico como o mais incendiário – dada por Maia e sua Vitória Régia no auge da forma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]