• Carregando...
O trio pop Fun. concorre às quatro categorias mais importantes: melhor álbum, gravação, canção e artista revelação | Divulgação
O trio pop Fun. concorre às quatro categorias mais importantes: melhor álbum, gravação, canção e artista revelação| Foto: Divulgação

Grammy 2013

A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo pelo canal pago TNT, a partir das 23 horas de domingo. Confira a lista completa dos indicados em www.grammy.com.

Domingo à noite, na 55.ª edição do Grammy, vai ser impossível escapar do refrão-chiclete de diversas canções indicadas ao principal prêmio da indústria e que vêm sendo bombardeadas nas rádios há meses.

As apostas estão altas para a dominação do trio pop nova-iorquino Fun. e sua repetitiva "We Are Young", do disco Some Nights. Eles alcançaram a proeza de disputar às quatro categorias mais importantes: melhor álbum, gravação, canção e artista revelação. A diferença entre melhor gravação e canção é que, na primeira, o troféu vai para o produtor e o cantor, enquanto, na segunda, vai para os compositores.

Refrões pegajosos não são privilégio das canções pop, como "Call Me Maybe", de Carly Rae Jepsen, em disputa por melhor música do ano. A dupla roqueira The Black Keys também é uma das favoritas com a grudenta "Lonely Boy", do álbum El Camino, assim como Gotye e sua "Somebody That I Used to Know".

Gotye, The Black Keys e Fun. concorrem à gravação do ano com as cantoras-compositoras Taylor Swift ("We Are Never Ever Getting Back Together") e Kelly Clarkson ("Stronger"), além do relativamente novato Frank Ocean –uma surpresa, já que o artista de R&B nunca encheu estádios nem teve hits no topo das paradas.

Ocean, indicado a artista revelação, concorre em seis categorias, assim como Fun., The Black Keys, Kanye West, Jay-Z e Mumford & Sons. Ele lançou o seu primeiro disco solo em 2012 e chamou atenção na época ao revelar que é gay.

No mês passado, voltou ao noticiário ao apanhar de Chris Brown e sua turma por causa de uma vaga de carro num estúdio em Los Angeles. Brown, aquele que espancou a então (e atual) namorada Rihanna às vésperas do Grammy de 2009, disputa o prêmio de melhor álbum de música urbana contemporânea por Fortune.

Ocean chegou a dar queixa na delegacia, mas depois a retirou. Ainda assim, Brown corre o risco de perder a liberdade condicional que pegou quatro anos atrás por ter mentido no relatório de serviço comunitário.

Há também o drama dos esnobados do Grammy. Justin Bieber e Nicki Minaj, que lançaram discos novos em 2012, foram totalmente ignorados. Sem álbum novo, a cantora Lady Gaga também foi esquecida.

Mas não Adele, vencedora suprema do Grammy 2012 com seis troféus. Mesmo sem álbum novo, ela foi indicada a melhor performance pop solo por "Set Fire to the Rain".

Frank Ocean estava cotado para fazer um dos shows desta noite, assim como Justin Timberlake, que deve fazer a sua primeira performance ao vivo em quatro anos. Vencedor de seis Grammys, Timberlake lançou em janeiro o single "Suit & Tie".

Outros aguardados para cantar na premiação são Sting, The Black Keys, Jack White, Taylor Swift, Kelly Clarkson e Alicia Keys.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]