• Carregando...
 | Divulgação / Elenize Dezgeniski
| Foto: Divulgação / Elenize Dezgeniski

Em dois espetáculos no Teatro Paiol, nesta quarta e quinta feira (19 e 20), o Trio Quintina vai homenagear a obra do sambista paulistano Paulo Vanzolini com o concerto "Samba Erudito" (confira o serviço completo no Guia).

No show, batizado com o título de uma das músicas do autor, o grupo interpreta canções do "cientista do samba" e contextualiza vida e obra do músico.

A cantora Virginia Rosa é uma das convidadas do show, ela trabalhou por anos com o músico Itamar Assunção e participou em 2008 do registro definitivo da obra de Vanzolini, uma caixa com quatro CDs intitulada Acerto de Contas (Biscoito Fino). O músico Leandro Delmônico, da banda Charme Chulo, também fará uma participação tocando viola caipira.

O roteiro e o repertório da apresentação foram pesquisados e escritos pelo escritor e tradutor Christian Schwartz. "Ele é o compositor que melhor fez a crônica do seu tempo e da sua cidade em suas canções. Era um escritor preciso, um gênio brasileiro", afirma Christian, que é irmão de Gabriel e Gustavo que ao lado do violonista Fabiano O Tiziu formam o Trio Quintina.

No show, além de cantar algumas canções, o escritor fará o papel de narrador e ficará em uma mesa de bar colocada no palco. Foi dele a ideia de criar o espetáculo, que nasceu da admiração pela obra e vida do compositor da canção "Volta Por Cima" que também ficou conhecido por ser um dos mais importantes cientistas brasileiros – Vanzolini era herpetólogo, com doutorado na Universidade de Harvard e foi por décadas diretor do Museu de Zoologia da USP e do Instituto Butantã. "Vanzolini é o compositor mais importante do país. Ele não tinha a postura de artista, nem a do acadêmico erudito. Ele era ambas as coisas no mais alto nível", explica.

O espetáculo tem direção de Márcio Abreu que vai usar recursos cênicos de texto e vídeo para narrar a história de Vanzolini. O show será dividido em duas partes: primeiro o Trio Quintina interpretará musicas do repertório "labo b" de Vanzolini com arranjos criados especialmente para o concerto. Como o "bolero metal" que tem a marca da identidade artística do grupo. Depois com Virginia Rosa, o trio vai interpretar algumas das canções mais famosas do autor como "Ronda" e "Volta Por cima".

EuropaO Trio Quintina que completou quinze anos de atividade no ano passado vai gravar um DVD ao vivo no próximo dia 15 de março na Sociedade 13 de Maio. Segundo Gabriel Schwartz o show terá" muitas músicas novas e algumas clássicas" do repertório da banda. Três dias depois a banda embarca para a Europa para duas apresentações nos clubes de Choro de Paris e Londres.

Serviço:Show "Samba Erudito: Trio Quintina convida Virgínia Rosa"Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho Data e horário: dias 19 e 20 de fevereiro de 2014, às 20h30Ingressos: R$ 20 e R$ 10

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]