A atriz Marina Ruy Barbosa .| Foto: Alex Carvalho/Divulgação

O dramático fim de um triângulo amoroso será o ponto de partida para o desenrolar sobrenatural da nova minissérie da Globo, que estreia no próximo dia 8 de maio. Escrita a seis mãos por Cláudio Paiva, Guel Arraes e Newton Moreno, Amorteamo – nome que brinca com as frases ‘amor, te amo’ e ‘a morte amo’ – trará para as noites de cinco sextas-feiras a Recife do início do século 20 como espaço das ações de seus personagens, muitos dos quais nem vivos estão.

CARREGANDO :)
Veja também
  • Internet salva séries rejeitadas pela tevê
  • Histórias de André Abujamra vão para a tevê
  • “Me livrei da Bebel como atriz, mas jamais como ente querido”

A nova produção global se define como “um melodrama que pretende conquistar o público com uma estética original”. Ainda que revolva o imaginário da morte, não aparenta com a ótima Incidente em Antares, do escritor gaúcho Erico Verissimo. Nem com a série norte-americana The Walking Dead, apocalíptica. O que os autores de Amorteamo prometem é envolver os telespectadores em uma história romântica e fantástica, que associa linguagens do expressionismo, do cinema mudo e do teatro circense.

Publicidade

“É um produto sofisticado, mas ao mesmo tempo popular. O cinema do início do século passado era exibido nas feiras públicas. A ideia é realçar, a partir da recriação dessas referências, o melodrama, a arte popular”, ressalta Guel Arraes, um dos criadores da série.

Para compor a trama, inspirações não menos célebres do que os escritores Álvares de Azevedo (1831-1852) e Augusto dos Anjos (1984-1914), cujas obras, respectivamente, exaltam o ultrarromantismo e obsessão pela morte. Gilberto Freyre, com Assombrações do Recife Velho, também serviu como orientação. Do cinema, a ajuda veio das produções de Tim Burton.

O figurino se pauta no encontro do tradicional com o moderno. Peças clássicas do final do século 19 e início do 20 ganham uma releitura atual com formas pontudas e proporções irregulares, criada pela equipe de figurino conduzida por Cao Albuquerque. As gravações foram feitas exclusivamente em estúdio.

Elenco e história

A produção que se compromete a fugir do comum terá à frente um elenco jovem, salvaguardado por atores já experientes. Marina Ruy Barbosa será o centro de uma das redes amorosas da trama, no papel de Malvina. Ela será abandonada no altar por Gabriel (Johnny Massaro) – fruto de uma traição –, que se envolve com Lena (Arianne Botelho). Rejeitada, Malvina se joga de uma ponte e retorna como morta viva, assim como diversos outros personagens da trama. A curitibana Guta Stresser (leia entrevista) também está escalada.

Publicidade