O ano começa nesta quarta-feira de cinzas, 1º de março. Não por conta do fim do Carnaval, mas porque a Netflix começa, a partir de agora, a trazer títulos mais relevantes para inspirar as maratonas em 2017.
Entre as séries, uma das mais aguardadas é “Punho de Ferro”, outra parceria da Marvel com o serviço de streaming.
Os filmes também têm oferta um pouco mais diferenciada, indo de um queridinho das premiações (“Boyhood”) a um blockbuster baseado em best-seller (“50 Tons de Cinza”).
Veja detalhes destes e de outros lançamentos.
SÉRIES
Punho de Ferro
Data de estreia: 17/3
Por que assistir: A estreia fecha a apresentação das séries protagonizadas pelos heróis do grupo dos Defensores da Marvel. “Demolidor”, “Jessica Jones” e “Luke Cage” são todos já conhecidos do público. Faltava só a história do lutador Danny Rand (Finn Jones).
Por que não assistir: Apesar de os personagens apresentarem histórias individuais ricas e as produções terem sido feitas por equipes diferentes, é grande a chance de o público achar que está vendo mais do mesmo e preferir assistir à minissérie que vai reunir todos eles e estreia também neste ano.
13 Reasons Why
Data de estreia: 31/3
Por que assistir: Produzida por Selena Gomez, é outra original Netflix. A trama é adolescente, mas bastante densa. Os episódios se baseiam no best-seller “Os 13 Porquês”, de Jay Asher, que tem como pano de fundo o suicídio da garota Hannah (Katherine Langford). Ela deixa gravações de áudio para o colega Clay (Dylan Minette), explicando o que a levou a tirar a própria vida.
Por que não assistir: O desempenho do elenco, quase todo de jovens com pouca bagagem, é uma incógnita.
Trailer em inglês
Samurai Gourmet
Data de estreia: 17/3
Por que assistir: Produzida no Japão e baseada no mangá de mesmo nome, conta a divertida história de Takeshi Kasumi, que descobre o prazer de escolher o que comer e beber - a qualquer momento do dia - depois que se aposenta.
Por que não assistir: A história fala de comida e fins de ciclos, temas bastante universais. Vale tentar assistir pelo menos ao primeiro dos 12 episódios e assim abrir o leque de séries não faladas em inglês.
Trailer em japonês
FILMES
Boyhood
Data de estreia: 12/3
Por que assistir: O diretor Richard Linklater ousou ao filmar uma história simples – o crescimento de um garoto – ao longo de 12 anos. Escalado aos 6, o ator Ellar Coltrane filmava um trechinho da vida de Mason a cada temporada. Patricia Arquette, que interpreta a mãe, ganhou o Oscar de atriz coadjuvante.
Por que não assistir: Trata-se de um filme do tipo ‘ame ou odeie’. O ritmo mais lento, realista, sem grandes reviravoltas, é o que costuma incomodar a turma dos detratores.
50 Tons de Cinza
Data de estreia: 12/3
Por que assistir: Outro título baseado em best-seller que atrai a atenção desde quando é anunciada a sua produção. Aqui, coloca em ‘ação’ a história da escritora E.L. James, sobre a relação sadomasoquista entre o milionário Christian Grey (Jamie Dornan) e uma estudante virgem, Anastasia (Dakota Johnson).
Por que não assistir: A história é bem fraca e, apesar da ‘tinta’ erótica, é mais calcada em contos de fada – do tipo “mocinha resgatada por um grande amor”. Dornan, inexpressivo, decepciona no papel de Grey.
Conexão Escobar
Data de estreia: 18/3
Por que assistir: Bryan Cranston, o Mr. White de “Breaking Bad”, abrilhanta esta trama de espionagem ambientada no cartel de Medellín, em plena era Pablo Escobar. A história do agente Robert Mazur, que se infiltrou e ascendeu no narcotráfico, é baseada em fatos reais.
Por que não assistir: Com certeza é uma visão dos negócios de El Patrón bem mais adequada aos padrões hollywoodianos, o que deve soar estranho aos fãs mais fervorosos de “Narcos”.
DOCUMENTÁRIO
Amy Schumer – The Leather Special
Data de estreia: 7/3
Por que assistir: Amy Schumer é uma das poucas humoristas mulheres em ascensão nos últimos tempos. Além dos palcos de stand-up, tem se destacado no cinema. Em 2015, roteirizou e protagonizou “Descompensada”, com direção de Judd Apatow.
Por que não assistir: Embora Amy seja uma escritora com habilidade suficiente para agradar a diferentes tipos de público, este é um stand-up comedy, gênero saturado. Traduzidas e fora do contexto em que foram escritas, as piadas nem sempre funcionam.
KIDS
Guardiões da Galáxia
Data de estreia: 1/3
Por que assistir: A série de animação da Disney é baseada no filme de mesmo nome, que por sua vez é uma adaptação dos quadrinhos da Marvel. Uma chance de introduzir a história de Peter Quill às crianças, com vocabulário e referências próximas a elas.
Por que não assistir: A animação é muito bem produzida e funciona até para quem não é familiarizado com os quadrinhos. Não há muitas razões para não dar uma chance.
Trailer em inglês
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Trump analisa novas ações militares contra o Irã enquanto protestos se intensificam
Trump sugere que Cuba faça acordo com EUA “antes que seja tarde demais”