• Carregando...
Obra da artista paulista Célia Euvaldo, uma pintura a óleo sobre tela | Reprodução
Obra da artista paulista Célia Euvaldo, uma pintura a óleo sobre tela| Foto: Reprodução

Com cinco exposições – Publicações de Artista, Conversas, Célia Euvaldo – Pinturas, Apegos e Acervo –, o Museu da Gravura do Solar do Barão abre hoje a sua programação comemorativa aos 318 anos de Curitiba.

Publicações de Artista reúne obras de artistas brasileiros e internacionais. Segundo Ana González, uma das organizadoras da exposição, a mostra "é resultado das experimentações e dos processos que levam à concretização final da obra", portanto confere tanta importância ao processo criativo quanto ao resultado final, revelando aspectos interessantes dos trabalhos.

Essa também é a pegada de Conversas, que tem como foco o processo de elaboração de uma mostra de artes visuais. O espaço expositivo servirá, da mesma forma, como palco para uma conversa, em que será possível discutir o lugar da arte e o processo de criação do artista. Os artistas que estarão participando com suas propostas artísticas são Felipe Prando, Regina Melim, Vitor César e Graziela Kunsch. O debate ocorre após a abertura da mostra, às 19 horas.

Pinturas

A artista paulista Célia Euvaldo, que tem um currículo extenso de exposições no Brasil e no exterior, com obras em importantes acervos, entre eles os do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu do Pará e Pinacoteca de São Paulo, mostra suas pinturas em Curitiba. Na técnica de óleo sobre tela, as obras de grandes dimensões são elaboradas em gestos precisos, com economia de ações. "O resultado são telas no limiar da forma, do desenho e da pintura, despidas de qualquer efeito, ainda assim impactantes", diz a curadora da exposição, Cristiane Silveira.

Literatura

A Loja da Gravura, por sua vez, abriga a exposição Apegos, resultado de uma pesquisa desenvolvida por Joana e Ricardo Corona, com montagem a cargo de Eliana Borges e Cleverson Luiz Salvaro. Trata-se de uma mostra de pequenos objetos que circundaram a vida e a obra dos escritores Valêncio Xavier (1933-2008) e Wilson Bueno (1949-2010).

A mostra integra o ZOONA, encontro literário que acontecerá também na Loja da Gravura, no mês de abril, nos dias 15, 16 e 17, em homenagem aos escritores.

A última mostra a ser inaugurada nesta quarta-feira, no Solar do Barão, reúne obras do acervo do Museu da Gravura. Foram selecionadas imagens trabalhadas em sala de aula pelos professores do projeto Museu-Escola, desenvolvido em parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal da Educação. Uma das estrelas da exposição é a obra do artista norte-americano Andy Warhol, mas também merecem destaque as gravuras de Rubem Grilo, Lasar Segal, Tessa Beaver, Ernesto Bonato, Bernardo Caro, Guilherme Zamoner e Yvan Lanfontaine.

Serviço:

Exposições no Museu da Gravura Cidade de Curitiba (confira o serviço completo). Abertura hoje, às 19 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]