• Carregando...
Steffenhagen vai apresentar peças de compositores usadas no cinema e trilhas originais | C.Conrady/Divulgação
Steffenhagen vai apresentar peças de compositores usadas no cinema e trilhas originais| Foto: C.Conrady/Divulgação

Shows

Veja este e outros shows no Guia Gazeta do Povo

O músico alemão Detlef Steffenhagen apresenta um concerto incomum de órgão de tubo neste sábado, às 20 horas, na Igreja Bom Jesus. O organista vai tocar peças de compositores tradicionais utilizadas em trilhas sonoras do cinema, como Bach e Wagner, e vai mostrar suas improvisações sobre temas feitos especialmente para filmes e seriados como Gladiador (2000) e Game of Thrones.

"A ideia surgiu quando eu toquei um trecho da trilha de Piratas do Caribe em um concerto tradicional em Frankfurt", conta o músico. "Comecei a testar mais músicas e fiz muito sucesso na Europa com este programa. Por isso, resolvi tocá-lo por aqui", diz.

Entre os exemplos escolhidos por Steffenhagen para mostrar clássicos de grandes compositores usados no cinema está a Cavalgada das Valquírias, de Wagner, que marcou a famosa cena dos helicópteros em Apocalypse Now (1979), e Assim Falou Zaratustra, de Richard Strauss, popularizada no filme 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968). "Há até quem pense que elas foram feitas para os filmes", conta.

Das trilhas originais, o organista selecionou temas que combinam com o órgão de tubo. Há trechos da trilha de John Williams para Guerra nas Estrelas (1977), de Vangelis para 1492 – A Conquista do Paraíso (1992), e Luiz Bonfá para Orfeu Negro (1959), além de A. L. Webber para Jesus Cristo Superstar (1973).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]