Pianista| Foto: /Divulgação

O pianista sul-coreano Kun Woo Paik se apresenta pela primeira vez no Brasil neste domingo (9), às 18h30, na Capela Santa Maria. Radicado em Paris, o músico é reconhecido internacionalmente desde os anos 1970, e tem na biografia performances ao lado das principais orquestras do mundo.

CARREGANDO :)

No recital, promovido pela Embaixada da Coreia, Paik vai tocar algumas das peças mais importantes do vasto repertório que tem gravado.

Publicidade

De Ravel, o pianista tocará “Valsas Nobres e Sentimentais”. A apresentação da obra completa para piano do compositor francês em Nova York, no anos 1970, foi uma das responsáveis por impulsionar a carreira internacional de Paik.

De Liszt, outro compositor importante em seu repertório, o músico tocará “Fantasia e Fuga sobre o tema B-A-C-H”. O programa ainda terá a “Suíte Francesa N.º 5”, de Bach, e “Variações sobre um tema de Haendel”, de Brahms.

O evento tem entrada franca, sujeita à lotação da Capela Santa Maria. O acesso será por ordem de chegada.

Agenda

Em entrevista à Gazeta do Povo, Paik conta que fez uma seleção de peças que já toca há muito tempo, e pelas quais tem um carinho especial. “Mesmo depois de muitos anos, todo dia há uma coisa nova para descobrir dentro da música”, conta o pianista.

Recital

Kun Woo Paik

Capela Santa Maria – Espaço Cultural (R. Cons. Laurindo, 273), (41) 3321-2840. Dia 9, às 18h30. Entrada franca. O acesso será por ordem de chegada. Sujeito à lotação.

Publicidade

Aos 70, o músico diz estar contente por estar finalmente pela primeira vez no Brasil – país de Villa-Lobos, compositor que admira, e de Nelson Freire, colega pianista famoso que conheceu em Paris. “Há muito tempo tinha vontade de conhecer o Brasil, principalmente pela natureza brasileira”, diz.

Paik – que também se apresenta em Brasília (DF) na próxima terça-feira (11), em comemoração à Data Nacional da República da Coreia – conta que está comemorando dez anos da gravação da integral das “Sonatas para Piano”, de Beethoven, que lançou pela Decca em três volumes entre 2005 e 2007. Ele fará uma turnê por várias cidades da Coreia em 2017.

Além da agenda de recitais tradicionalmente cheia, o músico conta que tem procurado acompanhar o surgimento da próxima geração de pianistas. Paik – que estudou música na Juilliard School e teve entre seus mestres Rosina Lhévinne e Wilhelm Kempff – diz estar interessado em entender como os novos pianistas estão se desenvolvendo, e que tem encontrado muitos músicos promissores, com um estilo próprio. “Ter seu próprio som, sua própria expressão, é a coisa mais importante para o músico”, aconselha.

Veja uma performance de Paik: