• Carregando...

Atrações em revista

Com estréia marcada para o próximo domingo, dia 8, o Revista RPC, além de apresentar conteúdo jornalístico de abordagem informal, conta com alguns quadros fixos em sua estrutura.

• O comediante curitibano Diogo Portugal, após arrancar gargalhadas da platéia no Programa do Jô e vencer o quadro "Pistolão", no Domingão do Faustão, no ano passado – fará incursões em diversos blocos do Revista RPC, no quadro batizado de "Louco de Bom". Portugal irá interpretar seus diversos personagens inspirados em tipos curitibanos e paranaenses em cenas gravadas externamente.

• Entre os assuntos que serão abordados pelas matérias especiais do programa de estréia, está o perfil de uma senhora aposentada que costuma cantar ópera na sacada de seu prédio, no centro de Curitiba. Os jornalistas também acompanharam o tecladista curitibano Henrique Peters, integrante da atual formação da lendária banda Os Mutantes, durante sua passagem por Curitiba, no último dia 17.

• Outro quadro fixo do programa será o bloco "Casos e Causos da Nossa Gente", em que as produtoras Graphismo e Realiza, selecionadas através do Concurso Produz Histórias RPC, realizado no início deste ano, irão produzir, cada uma, 12 episódios curtos, baseados em contos ou crônicas de escritores paranaenses. Os primeiros episódios a serem exibidos serão os que garantiram a vitória de ambas no concurso, inspiradas na crônica "Dinheiro na Cueca", do londrinense Domingos Pellegrini.

• A interatividade também será um ponto importante no Revista RPC. Em todos os programas serão promovidas discussões e enquetes que contarão com a participação do público através de voto.

A que programas assistir nos canais abertos de televisão no fim das noites de domingo? Essa é uma das perguntas que boa parte dos paranaenses costuma se fazer horas antes do início de mais uma semana de trabalho árduo. De um lado, o público masculino confere os resultados da rodada de gols do fim de semana, possivelmente por repetidas vezes, já que não faltam fontes de notícias esportivas aos domingos – rádio, jornal, internet, mesas-redondas da tevê paga, ou mesmo aquele encontro com o vizinho na garagem do prédio, são apenas alguns exemplos. Já o público feminino, por mais interessado que seja em futebol, acaba sentindo falta da descontração proporcionada por uma novela de trama envolvente ou uma boa opção de entrenimento antes de deitar a cabeça no travesseiro para encarar o dia seguinte.

A insatisfação do público paranaense em relação à programação televisiva das noites de domingo foi constatada por meio de uma ampla e aprofundada pesquisa qualitativa encomendada pela RPC-TV (conjunto das oito emissoras paranaenses afiliadas à Rede Globo), que aproveitou o resultado para colocar em prática uma idéia que há muito vinha sendo pensada e discutida: a criação de um programa semanal, em formato de revista eletrônica, com o objetivo principal de estimular a identidade cultural dos paranaenses e, simultaneamente, dar espaço aos talentosos profissionais do estado.

Assim surgiu a Revista RPC, produção televisiva comandada pelas equipes de jornalismo, produção e programação da TV Paranaense – que, pela primeira vez, trabalham de maneira conjunta – com a colaboração das demais afiliadas do estado. "O programa vem ao encontro da missão da RPC, que é o desenvolvimento da nossa terra e a valorização da identidade paranaense. O Brasil inteiro reconhece nossa diversidade cultural, o que falta é nós mesmos percebê-la. Para isso, vamos elevar a auto-estima da gente do Paraná, mostrando o que há de mais interessante e positivo na vida das pessoas que aqui vivem", explica Rogério Mainardes, diretor de marketing da RPC.

Dividido em aproximadamente cinco blocos, que irão somar até 60 minutos de duração, o Revista RPC estréia no próximo domingo, dia 8 de abril, logo após o seriado humorístico Sob Nova Direção. A apresentação, em formato informal e transmissão ao vivo, ficará a cargo dos jornalistas Susan Trindade e Odilon Araújo, que irão apresentar matérias jornalísticas com enfoques diferenciados, além de quadros humorísticos e de dramaturgia. "Nossa idéia é trabalhar com conteúdo regional de forma inovadora e surpreendente. As matérias jornalísticas, por exemplo, vão falar de assuntos relativos ao cotidiano dos paranaenses. Podem tratar de comportamentos, assuntos polêmicos e até mesmo de áreas geralmente consideradas ‘chatas’ pelos telespectadores, como economia e política. Mas tudo será abordado com muito bom-humor e criatividade, para que as pessoas possam desligar a televisão após o programa sem que se sintam pesadas, assustadas ou preocupadas na hora de dormir", descreve Rubens Burigo Neto, produtor e editor do novo programa.

Como irá ocupar o horário antes destinado ao programa Camisa 12, que será extinto após a estréia do Revista RPC, o esporte será inserido entre os assuntos da nova produção, mas de maneira repaginada. Além da tradicional rodada de gols, serão produzidas matérias especiais sobre outros esportes, por vezes pouco conhecidos do público, e sobre os atletas e seus cotidianos. "Vamos adequar o esporte à linguagem do programa. A pesquisa que fizemos constatou que há um grande interesse dos telespectadores em saber mais sobre a trajetória dos esportistas, como são suas rotinas, seus treinamentos, suas vidas em família", conta Burigo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]