• Carregando...
Sob a batuta de Osvaldo Ferreira, OSP apresenta obras clássicas e contemporâneas | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Sob a batuta de Osvaldo Ferreira, OSP apresenta obras clássicas e contemporâneas| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Serviço

Concerto de aniversário da Orquestra Sinfônica do Paraná

Guairão – Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (R. XV de Novembro, s/nº), (41) 3304-7982. Hoje, às 20 horas. Ingressos à venda na bilheteria do teatro. R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada). Sujeito a lotação.

Não é fácil encontrar um jovem de 27 anos que goste de música clássica. E a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) comemora hoje, durante um concerto no Guairão, seu aniversário de quase três décadas com o desafio de, justamente, atrair um público mais jovem. "Orquestra não é só museu. Estamos engajados com a contemporaneidade, divulgando novos talentos do cenário nacional e internacional", afirma o maestro português Osvaldo Ferreira. Há um ano na direção da OSP, o regente aposta na modernidade com projetos voltados a plateias mais jovens. Um deles, Domingo Tem Concerto para Crianças, apresenta concertos para o público infantil uma vez por mês.

Programa

O repertório da apresentação comemorativa prestigia não apenas os músicos contemporâneos, mas também os compositores clássicos. A primeira obra, "Motus Sinfonicus", foi escrita no ano passado pelo violinista e regente Rogério Krieger, integrante da orquestra. Essa composição tem como tema as ciências e o conhecimento, e foi feita em homenagem aos 100 anos da Universidade Federal do Paraná. Na segunda peça, o violonista Fábio Zanon apresenta o Concerto de Aranjuez para Violão e Orquestra, clássico da música espanhola composta pelo pianista Joaquín Rodrigo. O final da apresentação será com "La Mer", uma das principais obras da carreira do compositor francês Debussy. "Queremos satisfazer a vontade dos músicos neste dia especial. O programa do concerto apresenta obras grandiosas e desafios técnicos que nós queremos enfrentar", conclui o maestro Ferreira.

Colaborou Luís Guilherme Rodrigues, especial para a Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]