• Carregando...

A nova atração do rádio em Curitiba é a emissora Globo FM, que inicia suas atividades a partir da meia-noite do dia 1.º de julho (na madrugada de sexta para sábado), na freqüência 93,9 MHz, apresentando um mix de música – focada principalmente no pop-rock nacional e internacional – e jornalismo local.

A Globo FM curitibana – recente aquisição do grupo RPC (Rede Paranaense de Comunicação), também detentor da rádio 98 FM – é a segunda emissora de um projeto do Sistema Globo de Rádio de construir uma rede de parcerias com afiliados da TV Globo e das redes de rádio CBN e Globo Brasil. A primeira afiliada da rede, a Globo FM Maringá (97,9 Mhz), parceira com a CBN local, entrou no ar no dia 15 de junho.

Depois de 31 anos no ar, a Globo FM carioca, por motivos estratégicos, cedeu sua freqüência para a CBN Rio, passando a atuar apenas na internet (www.globofm.com.br) e no sistema de tevê por satélite SKY, no qual é responsável pela coordenação de 32 canais de música. Mas a intenção da empresa é conseguir retornar ao mercado de FMs do Rio de Janeiro assim que uma nova freqüência seja disponibilizada – o mesmo vale para São Paulo.

Com o slogan "A rádio que não se ouve, se sente", a Globo FM tem programação musical organizada por Ruy Jobim e Mário Márcio, experientes radiodifusores da matriz, com décadas de experiência no ramo. O conteúdo jornalístico da rádio em Curitiba ficará a cargo de uma equipe de profissionais da TV Paranaense: Alessandra Consoli (Bom Dia Paraná), Thays Beleze e Mira Graçano (ambas do Paraná TV – 1.ª Edição), Jason Goulart (Globo Esporte) e Herivelto Oliveira (Paraná TV – 2.ª Edição).

"O lançamento da RPC Globo FM amplia a abrangência da RPC no segmento rádio e reforça ainda mais aquilo que preservamos como nosso objetivo, o de imprimir um jeito cada vez mais paranaense ao nosso estado. Foco local das notícias e qualidade de programação é tudo o que o curitibano vai encontrar", comenta Rogério Mainardes, diretor corporativo de Marketing da RPC.

Paralamas

A festa de lançamento da Globo FM Curitiba foi realizada ontem à noite, com um show do grupo Paralamas do Sucesso no Teatro Guaíra, para convidados. O baterista João Barone conversou com a reportagem do Caderno G e comentou sobre a boa fase da banda, que lançou no final do ano passado o CD Hoje (o segundo após o acidente do vocalista e guitarrista Herbert Vianna) e, no início de 2006, o DVD homônimo – do qual foi retirado o recente videoclipe De Perto, que conta com a participação do guitarrista Andreas Kisser, do Sepultura. "O disco foi bem recebido pelo público, mesmo nesse momento de reegenharia do mercado fonográfico, de total abertura com a internet. O CD já vendeu mais de cem mil cópias. Já foram vendidos 70 mil DVDs", revela Barone.

Para o músico, a turnê Hoje tem sido muito interessante, principalmente pela oportunidade de trabalhar o extenso repertório do Paralamas, que já passou dos 20 anos de carreira. "Temos que saber dosar esse repertório, não abusar das músicas antigas, mas também não forçar a barra tocando apenas as mais novas. Seria fácil para nós chegar e fazer sempre o mesmo show, mas ainda temos ambição artística e muito brio", continua.

O baterista informa que a banda deverá seguir fazendo shows nos próximos meses – além das apresentações no Brasil, há a possibilidade de o grupo marcar datas na Argentina e na Europa no segundo semestre. Não há nenhuma previsão sobre um novo CD. "Gravamos geralmente de dois em dois anos, mas não existe uma obrigatoriedade nisso. O Herbert está compondo muitas coisas atualmente, mas não há data marcada para iniciarmos um novo trabalho, não existe essa pressão. As coisas acontecem naturalmente para nós", conclui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]