• Carregando...

Aprender sobre a arte primitiva dentro de uma caverna pré-histórica. Conhecer detalhes da arte medieval em meio a um banquete de frango assado. É assim que crianças dos 7 aos 11 anos de idade vêm adquirindo seus primeiros conhecimentos sobre a História da Arte, no curso A Arte Através dos Tempos, oferecido às terças e quintas-feiras pela oficina Abyara, em Curitiba.

Idealizado há dez anos pela arte-educadora Mariel Granato como parte de um projeto de doutorado, o curso teve sua prática iniciada em março deste ano. Divididas em cinco módulos de acordo com os períodos artísticos, as aulas, segundo com Mariel, não são nada convencionais. "As crianças não anotam nada. Só ouvem e praticam", explica a professora, que desdobra-se em mil personagens.

Criando cenários a partir de sucata e figurinos com peças de baixo custo, Mariel transporta os pequenos alunos para a época de cada movimento artístico, mesclando ao ensino da arte suportes como música, dança-teatro e culinária. Ao todo, o curso conta com três turmas de dez alunos cada, que, atualmente, estão vivenciando o terceiro módulo, intitulado A Arte nos Tempos de Príncipes e Princesas. As aulas são todas ambientadas na Idade Média e os alunos têm a oportunidade de pôr em prática técnicas artísticas da época, como a utilização do tear. "O carro-chefe é a ludicidade. A gente brinca, se veste de personagens e vive o faz-de-conta. Há um envolvimento total das crianças, pois mexemos com todas as sensações. Os nomes dos estilos e dos artistas acabam sendo assimilados por associação às experiências por que passamos durante as aulas. Algo que elas não esquecem mais", analisa Mariel.

Ao final de cada curso, os alunos recebem uma apostila com o conteúdo teórico abordado durante os encontros, além de um CD com fotos tiradas nas aulas. Para incentivar ainda mais os pequenos e estimular a continuidade do aprendizado, são realizadas vernissages bimestrais, com a exibição do material produzido pelas turmas em cada módulo. "Acredito que certos valores nos são despertados quando ainda somos crianças. Muitas chegam para mim nas aulas e dizem achar que não existe vida sem arte, pois ela é manifestação de um momento de vida", ressalta.

As matrículas para o Módulo 4 – A Arte no Período das Descobertas estão abertas e seguem até o dia 15 de agosto. Alunos que não acompanharam os três primeiros cursos podem se inscrever e, no ano que vem, assistir às aulas dos módulos já abordados pelo curso. A Abyara Oficina de Arte também irá realizar, de 20 a 27 de agosto, um curso de Capacitação para Educadores em Metodologia do Ensino da Arte.

Serviço: A Arte Através dos Tempos. Abyara Oficina de Arte (Av. Nossa Senhora Aparecida, 742). Inscrições e informações pelo telefone (41) 3274-5981 ou no site www.abyaraarte.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]