• Carregando...
Cena do filme "BloodRayne" | Divulgação
Cena do filme "BloodRayne"| Foto: Divulgação
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Pôster do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Pôster do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Pôster do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme

Jogos de videogame inspiraram personagens e tramas de inúmeros filmes, mas nem sempre foram bem-sucedidos nas bilheterias. É o caso destes dez filmes selecionados pelo site especializado Game Trailers, que apontou os dez piores longas baseados em jogos de toda a história.

Na primeira, segunda e quarta posições figuram filmes do cineasta Uwe Boll, grande "vencedor" da lista. Com os longas "BloodRayne", "Alone In The Dark" e "House Of the Dead", o diretor insiste em manter a fórmula mal-sucedida, mesmo após a perda de milhões nas bilheterias.

Com grande sucesso e popularidade no meio eletrônico, muitos filmes não conseguiram levar a popularidade dos personagens ao meio eletrônico. É o caso de "Super Mário" e "Doom", além do longa "Street Fighter" e a seqüência de "Mortal Kombat".

Confira abaixo a lista dos dez piores filmes baseados em jogos de videogame:

10º - DOA: Vivo ou Morto (DOA: Dead or Alive, EUA, Inglaterra e Alemanha, 2006. Dirigido por Corey Yuen)

Baseado no jogo de artes marciais "Dead or Alive", "DOA: Vivo Ou Morto" foi lançado em todo o mundo em setembro de 2006. No entanto, o elenco não agradou no papel dos personagens do game como Tina Armstrong (Jaime Pressly), Christian Allen (Holly Valence) e Ayane (Natassia Malthe). Kasumi (Devon Aoki), especialmente, não convenceu o público.

O que fez com que o longa não ficasse nas primeiras posições foram algumas cenas de ação que tentam salvar, ao menos um pouco, o longa. Apesar disso, críticos mencionaram a péssima coreografia e utilização amadora de efeitos especiais, assim como erros básicos de continuidade.

O enredo traz quatro mulheres que entram em uma competição de luta de vida ou morte em uma ilha.

Na bilheteria, o longa resultou em um fracasso. Com orçamento estimado em U$ 21 milhões, a arrecadação em todo o mundo foi de apenas U$ 7,5 milhões.

9º - Doom – A Porta do Inferno (Doom, EUA, Inglaterra e Alemanha, 2005. Dirigido por Andrzej Bartokowiak)

Na era dos videogames, "Doom" foi um dos mais controversos de toda a história. Inovou ao trazer aos jogos um atirador em primeira pessoa. Pioneiro em relação às melhorias gráficas e ao implantar os jogos em rede, a marca não foi tão bem-sucedida ao chegar às telas de cinema.

O filme fracassou ao tentar manter esta característica em primeira pessoa, e se tornou ruim e até mesmo cômico. A direção ficou por conta de Andrzej Bartkowiak, e integraram o elenco Dwayne Johnson, Karl Urban e Rosamund Pike.

Como pano de fundo, o longa traz uma base militar localizada em Marte, na qual uma experiência científica não consegue atingir seu objetivo. Com isso, ela abre um portal para o inferno. Os soldados têm então que lutar contra estas forças para que não tomem conta do lugar.

Com orçamento estimado em U$ 60 milhões, o longa fracassou nas bilheterias, e nem sequer recuperou o seu investimento. O total arrecadado em todo mundo foi de U$ 55 milhões.

8º - Street Fighter – A Última Batalha (Street Fighter, Estados Unidos e Japão, 1994. Dirigido por Steven E. de Souza)

Baseado no popular jogo de videogame Street Fighter, lançado originalmente em 1987, o longa de mesmo nome também não conseguiu transmitir para as telas o sucesso nos games. Lançado em 2004, o filme conta com um elenco bastante diversificado, que vai desde Jean-Claude Van Damme (Como William F. Guile) até a cantora pop Kylie Minogue (como Cammy).

Ela é, inclusive, uma das atrações do filme, em um papel inusitado que em nada lembra o glamour representado hoje em suas turnês e álbuns. O longa traz todos os personagens principais do game, porém inicia a partir de Guile, que tem como missão ao lado de Cammy libertar reféns de uma guerra civil orquestrada pelo General M. Bison (Raul Julia).

A rejeição por parte dos fãs do game começou ao ponto que o filme em nada lembra o enredo do videogame. Ryu e Ken, principais personagens, ganharam papéis secundários e deram espaço a Guile.

Apesar de não ter tido grande sucesso de bilheteria, o longa conseguiu, ao menos, lucrar. Com investimento de U$ 35 milhões, o retorno nas bilheterias foi de U$ 99 milhões.

Apesar das críticas negativas, está prevista para 2009 a estréia de uma continuação. "Street Fighter: A Lenda de Chun-Li" tem como diretor o mesmo que trabalhou no longa de 1994.

7º - Wing Commander – A Batalha Final (Wing Commander, Estados Unidos, 1999. Dirigido por Chris Roberts)

O filme de ficção científica "Wing Commander – A Batalha Final", baseado no game de mesmo nome, tinha tudo para dar certo. O criador do jogo, Chris Roberts, assumiu também a direção, porém representou seus personagens de forma totalmente distorcida nas telas de cinema.

Com elenco composto por Freddie Prinze Jr., Matthew Lillard, Saffron Burrows e Tchéky Karyo, o filme foi um fracasso nas bilheterias. A arrecadação foi estimada em U$ 11,5 milhões, ao passo que o longa custou um total de U$ 30 milhões.

O enredo apresenta a história de uma batalha que acontece no ano de 2564, na qual uma raça alienígena tenta se aproximar da Terra. Com isso, três jovens pilotos são os únicos capazes de impedir o avanço das tropas.

6º - Double Dragon (Double Dragon, EUA, 1994. Dirigido por James Yukich)

Com algumas mudanças em seu enredo original, "Double Dragon" foi outro game que fez sua tentativa nos cinemas. O longa dirigido por James Yukich e com Mark Dacascos, Scott Wolf e Alyssa Milano no elenco traz personagens que são descritos como gêmeos no jogo e recebem no filme o título de apenas irmãos, a fim de explicar as diferentes étnicas.

O longa foi mal recebido pela crítica e teve arrecadação desastrosa nas bilheterias, com um total de apenas U$ 2,3 milhões em todo o mundo. Além disso, o longa traz alguns sustos, como o controverso cabelo curto de Alyssa Milano, quando a atriz ainda não fazia parte do elenco da série "Melrose Place" e "Charmed".

5º - Mortal Kombat: Aniquilação (Mortal Kombat: Annihilation, EUA, 1997. Dirigido por John R. Leonetti)

A seqüência do bem-sucedido "Mortal Kombat" desapontou. Em "Mortal Kombat – Aniquilação", efeitos especiais precários, baixo orçamento e mudanças no elenco original fizeram com que o filme não alcançasse às expectativas.

Lançado em 1997, o longa foi dirigido por John R. Leonetti, que foi responsável pela direção de fotografia do primeiro episódio. As críticas foram extremamente negativas, e a imprensa internacional apontou que o filme busca seguir o mesmo padrão que o primeiro, porém conta com péssimos efeitos especiais e coreografias de lutas. O filme fez sentido apenas aos já fãs da série de videogames, uma vez que vários personagens aparecem e não são chamados pelo nome, além de fazerem aparições breves que não servem de fato ao desenrolar da trama.

Do elenco original permaneceram apenas Robin Shou (no papel de Liu Kang) e Talisa Soto (no papel de Kitana). Keith Cooke, que fez o papel de Reptile no primeiro filme, assumiu o personagem Sub-Zero.

Nas bilheterias, o filme conseguiu recuperar o seu investimento inicial, porém arrecadou números bem menores que o primeiro episódio. Enquanto "Mortal Kombat" chegou ao número de U$ 122 milhões em todo o mundo, "Aniquilação" ficou com apenas U$ 51 milhões. Por este motivo, a continuação que seria produzida logo após o lançamento deste filme foi arquivada. Ainda em estágio de pré-produção, o site Imdb informou que a estréia está prevista para 2010.

4º - House Of the Dead – O Filme (House Of The Dead, Estados Unidos, Alemanha, Canadá, 2003. Dirigido por Uwe Boll)

Baseado no jogo lançado em 1996 pela Sega "House of the Dead", o longa de mesmo nome chegou às telas em 2003 e foi rejeitado tanto pela crítica quanto pelos fãs. A trama conta a história de um grupo de jovens universitários que vão a uma festa em uma ilha misteriosa. Lá, eles são perseguidos por zumbis assassinos e criaturas que tem por objetivo acabar com suas vidas.

O jornal New York Times descreveu o filme como "mais um título em meio à longa lista de filmes influenciados pelo clássico de horror de George Romero lançado em 1968, "A Noite dos Mortos-Vivos". Já o Hollywood Reporter disse que as performances dos atores foram "hilárias". Já o jornal New York Post disse que o filme "baseado em um videogame excede as expectativas de uma forma tão negativa que nos inspirou a dar menos de zero estrelas".

Nas bilheterias, o filme que foi orçado em U$ 12 milhões arrecadou apenas U$ 13 milhões.

3º - Alone In the dark – O Despertar do Mal (Alone In The Dark, Estados Unidos, Alemanha e Canadá, 2005. Dirigido por Uwe Boll)

Uwe Boll contabilizou outro fracasso de bilheteria em sua carreira com o longa "Alone In The Dark – O Despertar do Mal", também baseado no videogame de mesmo nome. O filme arrecadou apenas U$ 8 milhões em todo o mundo, e teve um custo de aproximadamente U$ 20 milhões.

A trama traz o personagem Edward Carnby (Christian Slater) como um investigador especializado em fenômenos supernaturais. O longa levou às telas apenas algumas referências e similaridades do jogo, com uma adaptação bastante sutil.

O filme alcançou o posto de filme pior resenhado em toda a história no site especializado Rotten Tomatoes, e teve apenas 1% de críticas positivas. Mesmo assim, uma continuação está programada para chegar às telas em 2009.

O longa conta ainda com a atriz Tara Reid no elenco.

2º - Super Mário (Super Mario Bros., Estados Unidos e Inglaterra, 1993. Dirigido por Annabel Jankel e Rocky Morton)

Inspirado em um dos games mais populares da história, "Super Mario Bros." foi o primeiro filme a se basear em um jogo de videogame. A trama traz uma aventura dos irmãos Mário e Luigi e explora também um romance com a princesa Daisy.

O longa foi considerado um fracasso de crítica e perdeu um valor significante nas bilheterias: arrecadou U$ 20 milhões enquanto o orçamento foi de U$ 48 milhões. A imprensa internacional descreveu o longa como "doce demais" e apontou a falta de uma trama coerente.

"Super Mario Bros." ficou também na segunda posição entre os filmes de pior repercussão dentro de todos da Nintendo que já chegaram às telas. O longa ficou atrás apenas de "Pokémon Heroes".

1º - BloodRayne (BloodRayne, EUA e Alemanha, 2005. Dirigido por Uwe Boll)

Uwe Boll completa sua trilogia de piores filmes baseados em jogos de videogame com o longa "BloodRayne", lançado em 2006. E mais uma vez, perdeu dinheiro. O longa que custou U$ 25 milhões arrecadou pífios U$ 3,6 milhões em todo o mundo.

O longa centra na personagem Rayne (Kristanna Loken), que é de uma raça composta por uma mistura de humanos com vampiros chamada Dhampir. Eles não são afetados por crucifixos e não bebem sangue humano. Ela é filha do vampiro King Kagan (Ben Kingsley) que está montando um exército a fim de acabar com a raça humana. A partir disso, membros de uma sociedade que luta contra os vampiros procuram um plano para impedir que Kagan seja bem-sucedido. Ao saber da existência de Dhampir, eles buscam Rayne a fim de recrutá-la para matar seu pai.

As principais críticas em relação ao filme foram a falta de um enredo sólido e também a contratação de prostitutas a fim de reduzir custos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]