• Carregando...
Projeto existe há três anos e já passou por mais de 240 cidades no Brasil. | Divulgação/
Projeto existe há três anos e já passou por mais de 240 cidades no Brasil.| Foto: Divulgação/

Arte e sustentabilidade são pontos explorados pela iniciativa do Cinesolar, que chega a Curitiba neste sábado (19), e estaciona sua van na Universidade Livre do Meio Ambiente (Rua Victor Benato, 210, Pilarzinho) com oficinas de cinema (das 14h às 17h) e exibição de curtas relacionados ao tema (a partir das 19h), tudo com entrada franca.

A van é equipada com muito mais do que se supõe ser possível em um veículo de seu tamanho: uma tela de 200 polegadas, sistema de projeção e som, 100 cadeiras para a plateia, um estúdio de gravação e placas solares de energia, que permitem a realização de sessões de cinema mesmo em locais do Brasil em que não haja energia elétrica.

Confira programação

14h às 17h – Oficina de Cinema (Oficinema Solar)

19h – Seleção de curtas-metragens, com a temática da sustentabilidade e do curta produzido durante a oficina.

A Patrulha do Xixi no Banho, de Michael Valim

A Onda - Festa na Pororoca, direção: ANA Agencia Nacional de Águas

Um Rio, de Marcelo Bala e Andrea Pesek

Os Sustentáveis (animação), de Lisandro Santos

Caixa (animação), de Luciana Eguti e Paulo Muppet

Procura-se, de Iberê Carvalho

Há três anos na estrada, o Cinesolar já acumulou mais de 47 mil espectadores, em 240 cidades. É a primeira vez em Curitiba e a segunda no Paraná: passaram por Rio Branco do Sul, na região metropolitana, em 2015.

“Nossas oficinas definem o que é sustentabilidade, mas fala da relação com si mesmos e com o planeta. A gente apresenta algumas soluções simples, como a compostagem do lixo e os participantes conseguem detectar problemas e seus ciclos. Começa ali, mas termina em outro lugar”, afirma a coordenadora do projeto, Cynthia Alario. O projeto, da Brazucah Produções, foi realizado pela Lei de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio do Google.

A economia de energia elétrica para as atividades da van chega a 500 mil watts, o equivalente a cerca de 900 horas de uma geladeira ligada o tempo inteiro.

Durante toda a estada do Cinesolar, ocorre também o Eco Estúdio Solar, que mostra como funciona o sistema que mantém o projeto – incluindo como a energia solar se converte em elétrica. Exemplos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, como um relógio feito com batata, também estarão expostos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]