• Carregando...

Curiosidades

Varekai, desde a sua estreia, já foi visto por mais de seis milhões de pessoas. Saiba mais:

Elenco

A equipe é composta por integrantes de 25 nacionalidades e os idiomas "oficiais" são o inglês e o francês. Aproximadamente 170 pessoas integram a turnê. Por ter cônjuges e filhos dos artistas que viajam com a companhia, o Cirque du Soleil tem uma escola com quatro professores em período integral.

Montagem

São necessários oito dias para montar a estrutura, e três para desmontar. 68 caminhões transportam mil toneladas de equipamento. Uma tenda, chamada de Grand Chapiteau, é montada exclusivamente para os artistas.

Cenário

É composto pela Floresta (300 árvores cenográficas de 4,5 a 10,5 metros de altura). Há também uma passarela, que lembra a espinha dorsal de um pássaro e é usada para atravessar o palco. Em cima da plateia está The Lookout, o coração do cenário, que serve como uma "porta para o mundo".

Com um show composto por grandiosas acrobacias aéreas e uma atmosfera alegre, e estimando atrair um público de 750 mil pessoas nas oito cidades por onde passará (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador, Curitiba e Porto Alegre), o Cirque du Soleil anunciou o início da turnê brasileiras do espetáculo Varekai ontem, em coletiva de imprensa realizada no Credicard Hall, em São Paulo. Os shows começam no dia 15 de setembro na capital paulista e vão até julho de 2012. Em Curitiba, a estreia será no dia 8 de junho do ano que vem, ainda sem local definido, e o espetáculo deve permanecer em cartaz na cidade por um mês.

Varekai será apresentado em um palco no formato arena, uma estrutura que demora oito dias para ficar pronta. Em São Paulo, única cidade com local de apresentações já definido, o circo será armado no Parque Villa Lobos.

Criado e dirigido por Dominic Champagne (que escreveu e dirigiu The Beatles – Love e Zumanity, shows fixos em cartaz em Las Vegas), Varekai significa "onde quer que seja" na linguagem cigana. "É um pouco sobre a vida no circo, com um espírito de força e acrobacias excepcionais. É uma celebração com muita energia, desde a música até as cores vibrantes do figurino", disse o diretor artístico Mathieu Gatien.

A história é baseada na lenda de Ícaro, personagem da mitologia grega, inocente e vulnerável, que tem as falsas asas "derretidas" e cai em um mundo desconhecido, chamado Varekai. "Ele não sabe nada dessa terra e se encontra com uma misteriosa figura feminina, e se apaixona por ela. Além da dupla, há também o guia e o vigia, que lideram a tribo que vive no local", explicou Gatien.

O espetáculo, que estreou em 2002 e esta no momento em turnê pela Ásia, trará mudanças, garante Gatien. "Evoluiu consideravelmente. A história e as acrobacias são as mesmas. O que mudou foi o corpo e a alma da montagem, que é algo trazido pessoalmente pelos artistas." A trilha sonora, de Violaine Corradi, é inspirada em vasto repertório da world music e é executada ao vivo.

Foram apresentados ontem à imprensa dois atos completos: "O Voo de Ícaro", focado em acrobacias, e "Juggling", com malabares. Os artistas que se apresentaram não são os mesmos do show original, que estão atualmente em turnê na Ásia. Entre os quase 60 performers do elenco, há uma brasileira, Michele Ramos, que faz parte do número de trapézio triplo. "É uma pérola brasileira, genial", elogiou Gatien.

Acesso

Segundo o presidente da Time for Fun, Fernando Altério, empresa que traz o Cirque Du Soleil ao país, os ingressos de Varekai estão mais baratos do que os da turnê de Quidam (2009-2010). Neste ano, os bilhetes variam entre R$ 395 e R$ 170 (inteira). Há meia-entrada para todos os valores. No espetáculo anterior, o mais bilhete mais barato na maioria das capitais custava R$ 230 (inteira). "Estávamos em plena crise econômica, o que fez aumentar o preço, Desta vez, pelo momento econômico e câmbio favorável, conseguimos diminuir o valor," Por conta da demanda, que deve ser maior, Altério diz que pode haver sessões extras, mas que o período na turnê não será estendido. O diretor de marketing do Banco Bradesco, patrocinador exclusivo, Jorge Nasser, não informou o valor do investimento feito pelo banco.

Os jornalistas viajaram a convite da produtora Time for Fun.

Serviço

A pré-venda em São Paulo começa hoje e as demais cidades terão dias definidos posteriormente. Mais informações, pelo site: www.varekai.com.br .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]