As cartas voltaram com tudo ao cenário político, após a tarifa de Trump. Entre declarações, respostas, réplicas e tréplicas, o desenho político e diplomático entre Brasil e EUA mostra descontentamento de Donald Trump com as práticas do judiciário brasileiro. A mais nova dessas cartas foi endereçada a Jair Bolsonaro. Nela, o presidente americano se solidariza com o ex-presidente, classifica o regime brasileiro como “ridículo”, por conta de censura, e diz observar de perto os acontecimentos no Brasil.
Antes da carta, Bolsonaro já estava no senado, onde visitou o gabinete de seu filho, Flávio, e discursou na tribuna. Emocionado, o ex-presidente pediu orações. Atento à tarifa, Bolsonaro pede que o STF devolva seu passaporte, para que possa, assim, negociar pessoalmente com o presidente americano. Embora a carta tenha se popularizado como instrumento diplomático no Brasil recente, 8 senadores já se preparam para ir aos EUA tentar reverter a tarifa.
Comunicar-se por carta pode parecer arcaico, todavia, pode enxugar custos importantes com viagens. Só Lula, ao longo de seu mandato, já gastou R$55,4 milhões no cartão corporativo, tudo mantido sob sigilo.
Além disso, no âmbito interno o Brasil também enfrenta problemas. A harmonia entre os poderes nunca esteve tão abalada. Decisões aqui e ali fazem questionar as intenções dos ministros do STF e do próprio governo. A cada nova decisão desfavorável, uma nova ação no Supremo, que raramente se declara incompetente para julgar. Assim caminha nossa república, um lugar onde tudo para no judiciário, e o judiciário remodela as leis como julga melhor. A carta e a cartada do Brasil de 2025 é a judicialização da política.
Carta de Trump a Bolsonaro: veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta sexta-feira (17)
DONALD TRUMP ENVIA CARTA DE SOLIDARIEDADE A JAIR BOLSONARO;
BOLSONARO PEDE PASSAPORTE DE VOLTA PARA NEGOCIAR COM TRUMP;
NIKOLAS, SOBRE DECISÃO DO IOF DE MORAES: "338 VOTOS NO LIXO";
BOLSONARO DIZ QUE TRUMP QUER LIBERDADE E FALA EM PRISÃO IMINENTE;
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Trump analisa novas ações militares contra o Irã enquanto protestos se intensificam
Trump sugere que Cuba faça acordo com EUA “antes que seja tarde demais”