O governo dos Estados Unidos anunciou uma nova rodada de tarifas sobre produtos importados de diversos países, entre eles o Brasil. Além disso, a medida amplia a estratégia comercial adotada pela Casa Branca e impõe novas barreiras a setores considerados estratégicos. Ao mesmo tempo, as tarifas entram em vigor em meio às negociações entre os dois governos, enquanto autoridades brasileiras acompanham os impactos sobre as exportações nacionais.
Além disso, a decisão atinge outros parceiros comerciais dos Estados Unidos e reforça a política americana de proteção à indústria local. Ainda assim, o governo brasileiro pretende manter o diálogo diplomático e buscar alternativas para reduzir os efeitos das novas taxas. Por fim, empresas exportadoras avaliam possíveis prejuízos, enquanto o mercado acompanha os desdobramentos das medidas e seus reflexos nas relações comerciais entre os dois países.
Nova tarifa dos EUA poupa café, carnes e minérios; veja lista
O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) detalhou, nesta quinta-feira (23), os produtos que estarão isentos da nova rodada de tarifas da Seção 301, que impõe taxas de até 12,5% sobre importações de 60 países, inclusive o Brasil.
A medida, que entra em vigor à 0h01 desta sexta (24), aplica tarifas de 10% para países que já possuem ou se comprometeram com proibições ao trabalho escravo e de 12,5% para as demais economias investigadas.
Governo acusa EUA de manipulação e promete reciprocidade após nova tarifa
O governo Lula (PT) classificou como "arbitrária e injustificada" a decisão dos Estados Unidos de impor uma nova tarifa de 12,5% sobre produtos brasileiros nesta quinta-feira (23). A expectativa é de que a nova sobretaxa seja somada ao novo tarifaço de 25% imposto ao Brasil, com poucas exceções.
Em nota, o Palácio do Planalto acusou o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) de manipular temas sensíveis de direitos humanos para mascarar uma política comercial protecionista.
Confira outros destaques do Café com a Gazeta do Povo desta sexta-feira (23):
- MICHELLE RESPONDE AO APELO DE FLÁVIO: “VAMOS UNIR FORÇAS”;
- PL TENTA TROCAR CANDIDATO NO RIO POR GAROTINHO PARA GANHAR APOIO NACIONAL DO REPUBLICANOS;
- CÁRMEN LÚCIA REFORÇA CRÍTICA A QUEM QUESTIONA INFALIBILIDADE DAS URNAS ELETRÔNICAS;
- COMO O PSDB FOI DO AUGE À IRRELEVÂNCIA.
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.



