Há quem diga que os superpoderes de Alexandre de Moraes terminam quando as fronteiras repartem os países. Em teoria, é verdade. Mas há autoridades que não enxergam dessa maneira. Por ordem do ministro, a polícia italiana prendeu a Deputada Federal Carla Zambelli (PL-SP), em um apartamento em Roma. Há quem argumente que, por ser brasileira, a prisão cabe. Porém, há um revés nessa narrativa: Carla Zambelli também possui cidadania italiana.
O poder tem atravessado fronteiras nas últimas semanas. As crises entre países, permeadas por crimes e acusações de crimes vem gerando instabilidade na ordem global. O Brasil, por exemplo, quer aplicar sanções econômicas contra Israel, por considerar que há um "genocídio" em gaza. Flávio Dino silenciou sobre esta possibilidade, mas fez questão de criticar o que considera uma interferência americana no judiciário brasileiro, falando, é claro, do apoio de Trump a Bolsonaro.
A América, aliás, também mostra seu poder para além das fronteiras: assim como faz com criminosos há tempos, o governo Americano estampa onde pode, um cartaz oferecendo recompensa por informações que possam ajudar a prender Nicolás Maduro. E a recompensa não é pequena: 25 milhões de dólares. Moraes faria o mesmo com Bolsonaro, se pudesse?
Bolsonaro, aliás, continua na ativa, embora sua presença deva ser silenciosa, por conta das restrições. Chamado para entrevistas e foco dos noticiários, o presidente comandou uma motociata em Brasília. Foi o esquenta para os atos de 3 de Agosto, agendados para todo o país, com especial ênfase na Avenida Paulista.
O foco será o impeachment de Alexandre de Moraes, em um momento onde, além das medidas contra Bolsonaro, a opinião pública assiste aos depoimentos de Filipe Martins. O ex-assessor denunciou uma violação de direitos humanos séria: ficou preso em uma cela sem iluminação. Zambelli corre o risco de sofrer a mesma violação?
Zambelli presa, Filipe Martins abre o jogo e Bolsonaro faz motociata: veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta quarta-feira (30)
CARLA ZAMBELLI É PRESA NA ITÁLIA APÓS ORDEM DE MORAES;
FILIPE MARTINS DENUNCIA VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS EM PRISÃO;
MALAFAIA CRITICA "NEGACIONISMO TARIFÁRIO" DO GOVERNO;
BOLSONARO PARTICIPA EM SILÊNCIO DE MOTOCIATA EM BRASÍLIA;
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h Às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Trump analisa novas ações militares contra o Irã enquanto protestos se intensificam
Cientistas brasileiros avançam em diagnóstico de Alzheimer a partir de exames de sangue