Os produtos blue®m, com fórmulas exclusivas, tornaram-se referência de tecnologia e inovação em produtos de higiene bucal na Europa
Os produtos blue®m, com fórmulas exclusivas, tornaram-se referência de tecnologia e inovação em produtos de higiene bucal na Europa| Foto: Divulgação
  • Por bluem
  • 20/03/2024 12:04

Quando estamos comprando celulares, computadores e automóveis, a grande maioria de nós se preocupa com a tecnologia embutida nesses produtos e nas inovações que eles trazem em relação à concorrência. Pois essa mesma preocupação com tecnologia e inovação deveria ser presente na hora de adquirir produtos de higiene bucal.

Essa categoria está apresentando muitos avanços nos últimos anos, com novos produtos que são muito mais eficientes. Com eles, os cuidados de saúde bucal cotidianos se tornam muito mais eficientes — e o tratamento de doenças pode ser muito mais rápido e efetivo.

Um dos principais avanços observados nesse sentido é o lançamento de produtos de higiene bucal com novas fórmulas — em especial aquelas com oxigênio ativo. A seguir, nós falamos mais sobre esses avanços e a importância de incorporá-los à sua rotina de cuidados.

blue®m: produtos de saúde bucal com o melhor da tecnologia e inovação europeias

Os avanços em produtos de higiene bucal com oxigênio ativo

Os efeitos positivos do oxigênio para a cicatrização dos tecidos bucais começaram a ser notados por Peter Blijdorp. Cirurgião bucomaxilo reconhecido por seu trabalho nos Países Baixos, Blijdorp participou da publicação de mais de 50 artigos em publicações científicas da área. Ao perceber os efeitos do oxigênio, ele se dedicou a essas pesquisas.

A partir disso, Blijdorp e sua equipe desenvolveram um mecanismo chamado TOOT (Terapia Oral do Oxigênio Tópico). Ele libera o oxigênio para os tecidos lesionados de forma controlada e direta, o que gera uma reação de decomposição com a liberação de peróxido de hidrogênio para o ambiente.

O peróxido de hidrogênio é aplicado em baixas concentrações — de 0,003% a 0,015% — e apresenta uma ação antibacteriana bastante eficaz. Ele é especialmente eficaz no combate às bactérias que causam o mau hálito e as inflamações na gengiva.

Além disso, ele possui outras propriedades que são interessantes nos tratamentos odontológicos:

  • Aumenta o metabolismo celular, que é essencial para a cicatrização de feridas;
  • Tem ação angiogênica, promovendo a formação de novos vasos sanguíneos durante o processo de cicatrização;
  • Gera uma intensa atividade bactericida, ajudando a tratar e evitar infecções bucais;
  • Facilita a liberação dos fatores de crescimento pelo organismo, melhorando também a capacidade de transporte de oxigênio.

Sobre a ação bactericida, é interessante notar que a presença do oxigênio ativo nos produtos de higiene bucal tem efeito semelhante ao da clorexidina na remoção da placa bacteriana.

A clorexidina é um composto muito presente nesse tipo de produto, mas pesquisas científicas já demonstraram que ela também gera inúmeros efeitos adversos. Seu uso prolongado causa alterações na coloração dos dentes, descamação das mucosas e alterações no paladar, entre outros.

A descoberta do oxigênio ativo como uma alternativa que não apresenta tais efeitos adversos é um ótimo exemplo de tecnologia e inovação em produtos de higiene bucal.

As aplicações práticas da tecnologia e inovação em saúde bucal

É claro que esse tipo de inovação tecnológica se torna muito mais interessante quando ela se traduz em produtos que nós possamos comprar. Pois bem: o oxigênio ativo já está presente nas fórmulas de creme dentais, enxaguatórios bucais e outros produtos que você pode comprar e utilizar diariamente.

São os produtos de higiene bucal blue®m, empresa criada pelo Dr. Peter Blijdorp com seu sócio Fokke Jan Middendorp para levar a tecnologia e inovação do oxigênio ativo ao grande público. A marca surgiu nos Países Baixos em 2010, conquistando prestígio na Europa: ela foi eleita a melhor da categoria pelos consumidores europeus durante cinco anos seguidos.

Além disso, a marca se expandiu mundialmente, chegando a mais de 50 países, incluindo o Brasil, outro líder mundial em tecnologia e inovação em higiene bucal. Cientistas do nosso país realizaram diversos estudos que comprovaram a eficácia dos produtos blue®m no combate à placa bacteriana, na cura da halitose e na cicatrização de feridas bucais.

Um exemplo disso é um estudo realizado no Rio Grande do Sul: os participantes que usaram o creme dental e enxaguante bucal blue®m durante duas semanas apresentaram redução de 80% na halitose. Além disso, a autopercepção dos pacientes em relação ao seu hálito também melhorou sensivelmente.

A partir desses resultados, a blue®m aplica a tecnologia e inovação do oxigênio ativo em uma linha completa de produtos de higiene bucal:

  • Creme oral de uso diário: ele pode ser usado por qualquer pessoa, mas é especialmente indicado para pessoas que usam implantes ou facetas — isso porque ele apresenta uma intensa ação bactericida sem ser abrasivo ou agressivo com as superfícies da boca.
  • Enxaguante bucal: outro produto que pode ser usado diariamente, especialmente junto com o creme oral, ajudando a eliminar o mau hálito e as inflamações na gengiva.
  • Espuma oral: pode ser usada diariamente para limpar seus dentes e remover o biofilme (placa bacteriana), mas é especialmente indicado para a limpeza profunda de próteses e alinhadores invisíveis.
  • Fluido bucal e gel oral: produtos com concentração mais alta de oxigênio ativo e efeitos mais intensos, indicados para tratamentos odontológicos e pós-operatório. 

Em todas essas apresentações, os produtos blue®m se destacam pela liberação instantânea do oxigênio ativo e pela penetração nos tecidos, que intensifica a ação bactericida. Com isso, a fórmula pode dispensar componentes nocivos à saúde, como o triclosan, flúor e clorexidina.

Também é interessante notar que os produtos blue®m são fáceis de comprar, aplicar e usar. Ou seja, a tecnologia e inovação do oxigênio ativo estão ao seu alcance, por meio dos produtos de higiene bucal blue®m.

Cuide da sua saúde bucal com tecnológicos e inovadores produtos blue®m

Siga a blue®m nas redes sociais
Facebook
Instagram
Youtube
LinkedIn

Contato
Telefone
0800 944 5060
contato@bluem.com.br