O zumbido pode ser diagnosticado como leve, quando o barulho no ouvido só aparece no silêncio, ou intenso, quando ele é constante.
O zumbido pode ser diagnosticado como leve, quando o barulho no ouvido só aparece no silêncio, ou intenso, quando ele é constante.| Foto: Shutterstock
  • Por Centro Auditivo Lider
  • 03/06/2022 12:17

Todos os dias, milhões de brasileiros escutam constantemente diferentes tipos de barulhos nos ouvidos ou na cabeça. Como assim?

Na verdade, estamos falando de um problema cada vez mais comum em pessoas de todas as idades, embora seja mais constante nos idosos: o zumbido no ouvido, também conhecido como tinnitus.

Esse problema, que normalmente representa o sintoma de algum distúrbio auditivo, não tem cura, mas pode ser tratado para devolver a qualidade de vida.

O zumbido pode ser diagnosticado como leve, quando a pessoa só escuta durante o silêncio, ou mais intenso, que permanece constante durante todo o dia.

Quais são as causas do zumbido no ouvido?

É importante ficar atenta aos sintomas que acompanham o barulho no ouvido — como tontura, falta de equilíbrio e perda da audição, por exemplo — e procurar ajuda de um otorrinolaringologista (médico especialista).

Isso é fundamental, porque o zumbido pode ser causado por diferentes fatores:

  • Envelhecimento da audição (pessoas idosas);
  • Excesso de cera;
  • Infecções no ouvido;
  • Intoxicação por medicamentos;
  • Traumatismo na cabeça;
  • Labirintite;
  • Lesões no ouvido por exposição a sons muito altos;
  • Doenças crônicas.

Classificação do zumbido no ouvido

De acordo com suas características, o tinnitus pode ser classificado de diferentes formas. É importante que você saiba quais são as principais.

Zumbido subjetivo: tipo mais comum (99% dos casos), os ruídos são perceptíveis apenas para o paciente e podem ocorrer na cabeça e nos ouvidos. Esse tipo de zumbido, geralmente, aparece em pessoas com perda auditiva.

Zumbido objetivo: barulhos normalmente pulsáteis e que acontecem na cabeça ou em um dos ouvidos. Nesse caso, os ruídos também podem ser ouvidos por outras pessoas. São produzidos por alterações vasculares ao redor dos ouvidos ou, ainda, por espasmos musculares na mesma região.

Zumbido pulsátil: esse tipo de ruído pode ser descrito como sons de pulsações regulares. Nesse caso, o tinido pode ser subjetivo ou objetivo.

Clique aqui e agende atendimento com fonoaudiólogo no conforto da sua casa.

Quais são os diferentes tipos de barulho no ouvido?

Os diferentes barulhos no ouvido provocados pelo zumbido podem ser bastante irritantes, já que em alguns casos eles são constantes e, por isso mesmo, atrapalham a qualidade de vida.

Entenda melhor.

A boa notícia é que, na maioria dos casos, não representa um problema sério de saúde. Para te ajudar a ligar o sinal de alerta e, assim, procurar ajuda médica, é importante saber identificar os diferentes tipos de sons.

Assobio: barulho no ouvido contínuo, que parece um apito. Costuma ser alto e transmite uma sensação ensurdecedora.

Mosquito: semelhante ao barulho de apito, mas em tom mais grave.

Cigarra: também contínuo, é um pouco mais grave como o barulho emitido por uma cigarra, mas também pode apresentar tons mais agudos.

Sirene: é agudo, mas com um tom mais grave ao mesmo tempo. Na verdade, parece dois zumbidos ao mesmo tempo.

Chiado: semelhante ao barulho emitido por uma televisão ligada ou telefone, quando estão com sinal ruim.

Rádio: sensação de rádio com chiado mais "rouco" e ao mesmo tempo mais agudo.

Cachoeira: um pouco mais grave que o barulho de um rádio, tem sonoridade de rouquidão.

Abelha: semelhante ao som desse inseto, sendo considerado um dos barulhos mais insuportáveis de ouvir.

Grilo: esse não é um barulho tão contínuo quanto outros, mas se mostra em tons agudos.

Panela de pressão: esse barulho é constante e semelhante ao chiado de uma panela de pressão.

Bolhas estourando: são pequenos estalinhos, como se tivesse bolhas de shampoo estourando dentro do ouvido.

Qual tratamento para barulho no ouvido?

Na maioria das vezes, o zumbido no ouvido não tem cura, mas pode ser tratado. No entanto, é imprescindível procurar um otorrinolaringologista para uma avaliação e diagnóstico.

Sendo assim, com base no resultado dos exames, o tratamento poderá ser encaminhado para um fonoaudiólogo, já que, em alguns casos, os barulhos no ouvido têm ligação com a perda auditiva.

Em casos de zumbido onde existe perda auditiva, ouso de aparelho auditivo pode resolver os dois problemas, conseguindo reduzir ou até mesmo eliminar a percepção do zumbido.

Se você ou alguém que conhece está passando por isso, procure um especialista e conheça os modernos aparelhos do Centro Auditivo Lider para ajudar com o zumbido.