Evento do Green Building Council Brasil em São Paulo, conferiu ao bairro Cidade dos Lagos o selo de certificação LEED
Evento do Green Building Council Brasil em São Paulo, conferiu ao bairro Cidade dos Lagos o selo de certificação LEED| Foto:
  • Por Cidade dos Lagos Cristina Rocha Sens - Jornalista
  • 19/12/2019 16:43

Edificações e mobilidade urbana eficientes, planejamento público e inclusão social são alguns dos quesitos que fazem da Cidade dos Lagos, em Guarapuava, na região Central do Paraná, um bairro planejado sustentável. E por isso o empreendimento será o primeiro do Brasil a receber a certificação internacional LEED Communities, juntando-se na classificação LEED a gigantes como Google, Salesforce, Natura, Riachuelo e Madero.

Conferido pela GBC – Green Building Council Brasil, com sede em São Paulo, o selo atesta liderança em energia e design sustentáveis e compõe um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações. "A LEED assegura importantes preceitos relacionados à edificação, como localização, a forma com que se relaciona com o entorno, eficiência energética, hídrica, estímulo ao uso de energias renováveis, uso de materiais de baixo impacto socioambiental, qualidade interna do ar e estímulo à inovação, por exemplo", explicou o Diretor-Executivo do GBC Brasil, Felipe Faria.

São práticas exigidas para a certificação e que estão além das normas técnicas que disciplinam as construções de forma geral, o que acaba elevando o nível técnico. Atualmente, são mais de 1.500 empreendimentos no Brasil buscando a certificação LEED, por ser uma ferramenta que valoriza o produto perante o mercado imobiliário, garante ganhos ambientais, sociais, econômicos e aumentar o retorno dos investimentos.

E no caso da Cidade dos Lagos, é mais do que uma questão de edificações, trata-se de todo um planejamento urbano e plano diretor com diversos preceitos de sustentabilidade. São diferenciais, por exemplo, os espaços de convívio público em edificações de uso misto, onde pode haver escritórios e residências, diminuindo o impacto em mobilidade urbana, e a democratização de opções de moradia, estimulando a inclusão social. É um planejamento urbano integrado, como vê-se também nas chamadas Cidades do Futuro ou Cidades Inteligentes.

Conforme explica o Consultor no processo de Certificação LEED Matheus Forte, moradores da Cidade dos Lagos terão fácil acesso e incentivos a uma vida saudável, com maior bem-estar e interação social. "Os sistemas eficientes garantirão melhor qualidade de vida e taxas reduzidas sobre os sistemas de uso público", informa. Já para investidores, há facilidades através de incentivos financeiros e construtivos.

"Ademais, o selo LEED auxiliará no processo de desenvolvimento da malha de infraestrutura urbana, gerando parâmetros internacionais de urbanismo", garante Forte.

No último mês de novembro, um dos gestores do Grupo Cidade dos Lagos, Vilso Dubena, participou da Conferência Internacional Green Building Brasil 2019, o principal evento de Construção Sustentável da América Latina, em São Paulo, e teve a oportunidade de apresentar o projeto, o que, para o Diretor-Executivo do GBC, foi um sucesso.

"São empreendedores que buscam conceituar seus projetos com base nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e nas melhores práticas do mercado de construção, priorizando desenvolvimento econômico, redução do uso de recursos naturais e ao mesmo tempo melhorando a qualidade de vida e bem-estar das pessoas. A Cidade dos Lagos foi um dos projetos marcantes desta Conferência e tenho certeza que é motivo de orgulho para Guarapuava e para o Paraná, assim como é para nós podermos apresentá-lo nos fóruns internacionais", destacou Felipe Faria.

CIDADE DOS LAGOS

Pronta para você viver e investir.
CENTRAL DE VENDAS:
(42) 3624-7232 e 98425-7238
vendas@cidadedoslagos.com
www.cidadedoslagos.com
Guarapuava – PR