v
Entenda porque você deve fazer check up da visão com frequência| Foto: Divulgação
  • Por Clínica Canto Responsável Técnico Médico: Dr. Marco Antonio Santini Canto - CRM 8836/PR | RQE 2637
  • 28/04/2020 09:48

Você tem certeza que enxerga bem? Para responder essa pergunta com exatidão, apenas um check-up oftalmológico completo seria capaz de analisar e mostrar verdadeiramente qual a situação verdadeira da sua visão.

Apesar de muitas pessoas ignorarem ou minimizarem a importância do exame de rotina relacionado à visão, é essencial que você faça com frequência. Desta maneira, é possível diagnosticar doenças de maneira precoce.

Quer entender o porquê fazer check-up oftalmológico com frequência? Então confira algumas dicas que a Clínica Canto separou para você através deste artigo.

Qual a periodicidade do Check-Up Visual?

O primeiro exame dos olhos começa na maternidade, quando o teste do olhinho é realizado, e serve apenas para detectar doenças graves.

Depois, é sugerido que com até um ano de idade, seja feito um exame mais completo no consultório.

O terceiro exame e fundamental e deve acontecer entre os 3 ou 4 anos de idade, pois nesta fase a criança inicia o processo de alfabetização e o tratamento precoce de alguns sintomas é fundamental.

Caso não existam novas dores ou sintomas durante o restante da infância ou da adolescência, é indicado que os exames sejam refeitos a cada 2 ou 3 anos.

A consulta anual periódica se torna ainda mais justificável a partir dos 45 anos de idade, quando a incidência de doenças oftalmológicas vai aumentando.

Caso você conviva com doenças como o glaucoma ou algo mais sério, a periodicidade pode passar para pelo menos de seis em seis meses.

O que mede o Check-Up Oftalmológico?

O exame de rotina é essencial para medir e avaliar a acuidade visual de uma pessoa ao longo do tempo. Por sermos seres humanos adaptáveis, ao longo do tempo podemos desenvolver dificuldades para enxergar e doenças que não percebermos.

Muitas vezes, podemos nos acostumar com elas e, sem ir a um oftalmologista em Curitiba, podemos prejudicar cada vez mais nossa saúde visual. Já com os exames específicos, conseguimos ter consciência do estado da nossa visão e se ela realmente está adequada com as nossas necessidades.

Dentro desses exames, você fará testes para testar como está sua visão para enxergar de longe, de perto, teste de cores e avaliar se existe suspeita de alguma doença assintomática.

Quais doenças podem ser diagnosticadas?

Em um exame de rotina completo, você poderá descobrir algumas doenças ou também ser encaminhado (a) para realizar testes mais específicos.

Alguns problemas visuais e doenças que podem ser diagnosticadas em um exame periódico:

  • Miopia, astigmatismo, hipermetropia
  • Presbiopia
  • Catarata
  • Glaucoma
  • Ceratocone
  • Retinopatia diabética

Qual exame é realizado durante o Check-Up Oftalmológico da Clinica Canto?

  1. Medida da visão Acuidade Visual pela tabela Snellen
  2. Medida do grau dos óculos que possam ser necessários
  3. Biomicroscopia, avaliação da superfície ocular e pálpebras na lâmpada de fenda
  4. Tonometria (medida da pressão ocular)
  5. Teste de Cores
  6. Motilidade ocular (estrabismo)
  7. Fundoscopia (avaliação do nervo óptico e retina)

Prevenção é a palavra chave para que você consiga ter uma melhor saúde visual e não sofra com tantos problemas que possam ser evitados e remediados ao longo da vida

Tradição, Respeito e Confiança – Clinica Canto

Há 30 anos na cidade de Curitiba, a Clínica Canto conta com a atuação de mais de 14 especialistas e vários colaboradores. A clinica sempre atuou com o conceito médico de levar o melhor tratamento disponível respeitando o paciente e suas necessidades.

Clinica Canto Oftalmologia

“Nossa Família Cuidando da Sua”.

Unidades de atendimento:

- Av. Sete de Setembro 6695, Seminário
- Rua Voluntários da Pátria 400, conj. 201, Centro

Para saber mais sobre a história e a atuação da Clínica Canto, basta acessar o site oficial ou entrar em contato com as duas unidades pelos canais:

Central telefônica: (41) 3022-8836
WhatsApp: (41) 99123-8227
Facebook:  www.facebook.com/clinicacanto
Instagram: www.instagram.com/clinicacanto/