Acompanhamento multidisciplinar é fundamental para os bons resultados na cirurgia bariátrica.
Acompanhamento multidisciplinar é fundamental para os bons resultados na cirurgia bariátrica.| Foto: Shutterstock
  • Por Clínica Nassif Diretor Técnico Médico: Dr. Luís Sérgio Nassif (CRM-PR 7.870 – RQE 11.117)
  • 17/09/2021 16:40

Segundo a mais recente Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019 pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, um quarto dos adultos brasileiros é obeso e mais da metade está acima do peso. Por conta da pandemia, esses números tendem a aumentar.

A cirurgia bariátrica é uma alternativa para a redução do excesso de gordura no corpo, sendo importante via no combate à obesidade e controle de outras doenças metabólicas. Vem sendo mais realizada a cada ano no Brasil à medida que os índices de pessoas obesas também seguem crescendo.

O procedimento chegou ao Brasil no fim da década de 1960, mas por conta de dificuldades estruturais e pouco acesso à informação, só conseguiu se consolidar quase vinte anos depois, quando as condições ficaram mais favoráveis e os riscos, menores.

Em Curitiba, no Hospital da Santa Casa de Misericórdia, a realização das primeiras cirurgias bariátricas aconteceram no final de 1997 e começo de 1998, com “três grandes desafios já a postos”, como ressalta o Dr. Luís Sérgio Nassif (CRM-PR 7870; RQE 4491; RQE 11117), que junto de seu colega, o Dr. Alcides José Branco Filho (CRM 12035/PR; RQE 6766; RQE 20571), foram os responsáveis por instaurar a prática do procedimento.

Os desafios iniciais

A falta de credibilidade junto aos companheiros de profissão foi o primeiro desafio encontrado pela dupla. Tachados como aventureiros e sob constante desconfiança de “quais consequências virão por mexerem no estômago e no intestino dos outros?”, como lembra o Dr. Luís Sérgio Nassif, foi assim que ele e o colega deram início às cirurgias bariátricas no complexo médico.

Aliado a isso, haviam as dificuldades relacionadas à operação de um indivíduo obeso e os riscos aos quais ele seria exposto. Ainda hoje, mesmo após significativos avanços da medicina moderna, se diferenciando das circunstâncias encontradas pelos doutores na época, o peso do paciente está diretamente ligado às chances de complicações que podem surgir no procedimento.

E o terceiro desafio, mas não menos complexo, era efetuar a cirurgia bariátrica pelo SUS. Apesar de o Sistema Único de Saúde abranger um extenso leque de procedimentos e especialidades, possui suas limitações.

Quer entender melhor sobre cirurgia bariátrica? Conheça a Clínica Nassif

Tratando-se de uma operação de alta complexidade, exigindo ampla estrutura e apoio de equipe multidisciplinar, pode-se mensurar um pouco do tamanho da barreira encontrada pelos médicos.

Contudo, os desafios não foram suficientes contra os doutores Sérgio Nassif e Alcides Branco. Os médicos seguiram empenhados em seus compromissos de garantir a sobrevida e proporcionar melhores condições de vida aos pacientes obesos.

7 mil cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS

Antes da recente conquista, segundo o Dr. Luís Sérgio Nassif, outros marcos importantes nesses anos de realização da cirurgia bariátrica também contribuíram para o expressivo número de procedimentos feitos.

Em 2006, o Ministério da Saúde reconheceu a cirurgia bariátrica como um procedimento estratégico para combater a epidemia de obesidade no Brasil. “Isso foi muito importante para nós, reconhecer a alta complexidade contribuiu bastante para o hospital, sua estrutura e equipes multidisciplinares”, pontua o Dr. Nassif.

Avanços tecnológicos permitiram que a cirurgia bariátrica se tornasse um procedimento cada vez mais seguro e menos invasivo ao paciente.
Avanços tecnológicos permitiram que a cirurgia bariátrica se tornasse um procedimento cada vez mais seguro e menos invasivo ao paciente.| Shutterstock

A realização de mais de 7.000 cirurgias bariátricas somente pelo SUS no Hospital da Santa Casa de Misericórdia – além das particulares e por meio de convênios médicos – é um marco histórico e uma conquista imensa para a saúde pública, não só da cidade de Curitiba e do estado do Paraná, como também de todo o Brasil.

Isso porque “a realização da bariátrica em grande escala pelo Sistema Único é uma realidade nossa, não traduz o que é encontrado pelo país”, ressalta o Dr. Nassif.

O Dr. Luís Sérgio Nassif não esconde o orgulho dessa conquista. “O sentimento é de extrema felicidade por alcançarmos esse número. Me sinto honrado por ter ajudado tantas pessoas e contribuído para melhorar a qualidade de vida delas, que com certeza sofreram muito com essa doença preocupante e de difícil controle”, destaca o médico.

E ainda faz um alerta: “precisamos urgentemente nos atentar à obesidade e seus números, que não param de crescer. São muitos riscos aos quais todos estão expostos”.

Inicie seu tratamento contra a obesidade agora mesmo! Clique aqui e agende uma consulta.

Clínica Médica Nassif S/S
Diretor Técnico Médico: Dr. Luís Sérgio Nassif (CRM-PR  7.870 – RQE 11.117)