O marketing médico é uma estratégia ética de comunicação adotada por profissionais para mostrar o valor do seu trabalho para futuros pacientes
O marketing médico é uma estratégia ética de comunicação adotada por profissionais para mostrar o valor do seu trabalho para futuros pacientes| Foto: Shutterstock
  • Por Clínica Work
  • 12/12/2023 18:37

Trabalhar a imagem do seu empreendimento é fundamental para garantir maior visibilidade e, consequentemente, a chegada de novos clientes até você.

Na área médica isso não é diferente. A sua clínica precisa trabalhar a percepção dos clientes sobre o seu negócio, garantindo que cada vez mais pessoas cheguem até você. Para isso, é importante adotar estratégias de marketing médico.

Por meio desse método é possível trabalhar a imagem da clínica, dos profissionais que ali atuam, alcançar mais clientes em potencial, dentre outras coisas.

Quer saber como trabalhar o marketing médico no seu negócio e garantir todos esses benefícios? Confira nossas dicas neste artigo!

4 Dicas para utilizar o marketing médico  

Antes de tudo, é preciso entender o que o marketing médico não é. As estratégias de marketing médico não são o ato de se vender o tempo todo, divulgar imagens do seu trabalho e ficar estimulando a realização de procedimentos.

É preciso ter em mente que o código de ética médico é bastante rigoroso, e antes mesmo de investir nessas estratégias, é preciso lê-lo com atenção para entender o que pode ou não pode ser feito.

Entendendo isso, tenha em mente que: o marketing médico é uma estratégia de comunicação adotada por profissionais de saúde a fim de mostrar o valor do seu trabalho para pacientes e futuros clientes, por meio de estratégias adequadas e éticas.

Agora que você já sabe o que é exatamente o marketing médico, confira abaixo 4 dicas práticas para aplicar na sua clínica e melhorar a percepção dos seus clientes sobre o seu negócio.

1 - Invista na presença digital 

Atualmente, um dos melhores meios para chegar até o seu público é de forma online. O marketing digital cresce ano após ano, principalmente após a pandemia, onde a população teve que permanecer isolada por muito tempo.

Após os surtos de Covid-19, negócios de todos os ramos entenderam a necessidade de criar sua presença digital, facilitando o encontro com seus clientes, mesmo de longe. No ramo médico isso não foi diferente.

Consultas comuns, por exemplo, podiam ser facilmente feitas de forma online. Isso garantiu o tratamento adequado dos pacientes, a possibilidade de manter a renda dos médicos e a segurança de todos, diminuindo a propagação do vírus.

Ainda hoje, é preciso considerar que grande parte da população usa os meios digitais para encontrar os serviços que precisam. De acordo com uma pesquisa realizada pela Healtg Puse, cerca de 86% dos brasileiros com acesso à internet utilizam a rede para buscar orientações sobre saúde, medicamentos, médico online e consulta do número de registro profissional, o CRM.

Tendo esses dados como base, é preciso considerar a importância de se fazer presente onde o seu público está te buscando. Para isso, é fundamental criar estratégias de divulgação online.

Algumas táticas que você pode adotar, são:

  • Google Meu Negócio: crie uma página para a sua clínica e insira todas as informações importantes, como endereço, horário de atendimento, meios de contato e imagens. Assim o usuário consegue te encontrar facilmente, assim como ele também consegue avaliar seus serviços. Essas avaliações podem ser fundamentais para a tomada de decisão de novos pacientes. 
  • Blog: o blog ainda é uma excelente forma de alcançar o público, afinal, se você possui uma dúvida, você pergunta ao Google e prontamente obtém uma resposta. Essas respostas rápidas e certeiras ajudam o usuário e aumenta as chances dele te considerar para um atendimento. 
  • Anúncios: os anúncios são uma forma de chegar até os clientes que estão buscando por aquele assunto. Nesse caso, você precisa investir um pouco para obter resultados. No entanto, se a estratégia for bem feita, o resultado é muito valoroso. 
  • Redes sociais: as redes sociais atualmente são um dos canais mais utilizados para encontrar serviços e produtos. Lá é possível te encontrar facilmente, assim como também tem a opinião sincera dos usuários. Nesse caso, apenas tenha cuidado para não cair em trends que parecem bacanas, como fotos de antes e depois, que podem não ser permitidas pelo código de ética da profissão. 

Claro, esses são apenas alguns meios de investir na sua presença digital. Busque entender todos os meios, como a criação de um site, para descobrir quais táticas fazem mais sentido para você.

2 - Conheça seu público 

Conhecer o seu público te permitirá chegar até ele mais facilmente. Para isso, você pode usar plataformas que te dão esses dados.

Você pode entender no seu sistema, por exemplo, qual a faixa etária dos seus pacientes, sexo, classe social, entre muitas outras informações. Tendo essas informações na mão, será possível segmentar sua estratégia de forma assertiva, chegando exatamente no público que deseja.

3 - Meça seus resultados 

Agora você já conhece algumas estratégias de marketing médico. Mas de nada vai adiantar somente aplicar todas as estratégias possíveis sem analisar os seus resultados.

Por isso, aplique as dicas. Mas sempre fique de olho no que está trazendo resultados ou não. Estabeleça metas e prazos, por exemplo: você precisa alcançar 50 novos clientes em dois meses.

Monitore a chegada dessa meta e suas estratégias e faça ajustes ao longo do percurso. Assim ficará mais fácil entender onde você pode estar gastando sem trazer retorno e você também poderá alinhar suas expectativas.

4 - Invista na geração de leads 

Os “leads” são um termo usado no marketing para se referir aos contatos de possíveis clientes.

Ao investir em estratégias que capturam esses contatos, você aumenta seu banco de dados, podendo trabalhar com estratégias para converter esses potenciais clientes em pacientes de verdade.

A Clínica.Work te ajuda nesse processo. Aumentando sua visibilidade por meio de ações que qualificam o perfil e possibilitam a criação de campanhas segmentadas, você consegue chegar até o seu público com muito mais facilidade.

Se você tem dúvidas de como isso funciona, pode começar pelo plano grátis. Por meio dele você consegue testar a ferramenta, entender como funciona e gerar até 3 leads por mês.

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