A frase “bilíngue é mais que falar inglês”, lema do sistema de Ensino Bilíngue do Colégio Positivo, traduz na totalidade do que se trata esta metodologia
A frase “bilíngue é mais que falar inglês”, lema do sistema de Ensino Bilíngue do Colégio Positivo, traduz na totalidade do que se trata esta metodologia.| Foto: PITH HAIDUCKI
  • Por Colégio Positivo
  • 20/01/2020 00:01

A frase “bilíngue é mais que falar inglês”, lema do sistema de Ensino Bilíngue do Colégio Positivo, traduz na totalidade do que se trata esta metodologia. Não aprender somente a língua, em suas questões semânticas e gramaticais, mas também por meio dela, avançar níveis de compreensão das diferentes fontes de informação e conhecimento disponíveis, ampliando a capacidade de comunicação com diversas realidades e culturas.

É assim que define o sistema de ensino, a gestora do Bilíngue Júnior, Yara Kalinowski. Para a professora, o aprendizado de uma nova língua, a ponto do idioma se tornar natural, acontece principalmente quando os alunos podem vivenciar projetos e adquirir conhecimentos diretamente no idioma estrangeiro. Fazendo com eles se acostumem também com essa forma de comunicação, atentando para os sons e estruturas gramaticais particulares da língua inglesa, sem que o foco seja somente a própria língua.

“Por intermédio do inglês, os alunos são inseridos em diferentes contextos, como aulas de Music, Sports, Art, Science e Math no Ensino Fundamental I, acrescentando as disciplinas de Social Emotional e Entrepreneurship no Ensino Fundamental II”, conta a gestora. “Os alunos também desenvolvem projetos em grupos, como por exemplo, o Shark Tank em Entrepreneurship, apresentando soluções para problemas identificados pelos próprios estudantes no cotidiano escolar e peças teatrais em inglês, baseados nos livros estudados na disciplina de Literature”, complementa.

A gestora de inglês da rede Positivo, Angela Cristina Cavichiolo Bussmann detalha como funciona a rotina dos estudantes. Durante a manhã são apresentadas as disciplinas do currículo nacional brasileiro. No período da tarde, são desenvolvidas as disciplinas complementares do currículo internacional. “Desde os primeiros anos, as quatro habilidades (leitura, escuta, fala e escrita) são trabalhadas em turmas para aula de inglês, de no máximo dezoito alunos”, explica. “Isso faz uma grande diferença porque o professor consegue ter um olhar acolhedor e perceber as especificidades dos alunos”.

Para Bussmann, a formação em inglês do Colégio Positivo é completa e dispensa cursos externos. “O Positivo valoriza muito o ensino desse idioma. Essas quatro horas por semana, com material diversificado, professores qualificados e esse olhar mais atencioso com turmas menores é suficiente para que o estudante venha a ter autonomia no inglês e se expresse usando as quatro habilidades”, finaliza.

A base pedagógica do currículo internacional foi desenvolvida pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra e conta com o uso de materiais didáticos exclusivos, para as disciplinas de Math e Science, preparando os alunos para a realização de exames internacionais no final de cada ciclo, através dos Checkpoints Cambridge International School.

Essas certificações abrem portas para a continuidade dos estudos com equivalência dessas disciplinas internacionalmente. Além disso, a proficiência no idioma Inglês é também certificada ao final de cada etapa através dos exames Movers e FCE também da Universidade de Cambridge.