Ideal para aproveitar bons momentos, ambientes com piscina precisam ser bem planejados| Foto: Divulgação/ Desjoyaux Piscinas
  • Por Desjoyaux Piscinas
  • 27/01/2021 12:54
Ouça este conteúdo

Ter uma piscina em casa certamente é uma realização para quem gosta de reunir familiares e amigos para celebrar bons momentos. Além de ser um espaço ideal para encontros e festas, o ambiente também é um refúgio para descansar. Mas a construção de um espaço com piscina deve ser bem planejado para que, futuramente, o proprietário não tenha problemas e o investimento não acabe indo por água abaixo.

Gerônimo Machado, diretor da Piscinas Desjoyaux , ressalta a importância de um projeto bem pensado e que leve diversos fatores em consideração. “A piscina é a cereja do bolo de um imóvel. Aspectos como design e formato, posição, profundidade, tamanho e versatilidade são importantes na construção, mas o projeto também deve ser executado pensando nos propósitos da piscina e nos costumes de quem vai usá-la”, explica. Segundo Gerônimo, esses itens fazem toda a diferença em relação à qualidade e à durabilidade do bem que fará parte do imóvel.

Construir uma piscina parece tarefa fácil, mas não é bem assim. De acordo com o diretor da Piscinas Desjoyaux, muitas pessoas não se atentam a questões estruturais e financeiras desse tipo de obra, comprometendo todo o espaço envolvido. Por conta disso, três erros muito comuns devem ser evitados na hora de construir uma piscina.

Erro 1: não contratar profissionais  

De acordo com Gerônimo, o primeiro erro é “achar que qualquer pessoa faz uma piscina”, afinal, trata-se de uma construção séria e que requer conhecimento técnico específico. “Muitas vezes, o conveniente e o barato ficam caro, pois os custos de conserto são próximos ao de uma nova execução, além do estresse e da frustração de quando algum problema ocorre”, garante. Por conta disso, ele considera fundamental contar com especialistas para esse tipo de projeto.

Erro 2: não realizar a previsão dos gastos

O segundo erro, de acordo com Gerônimo, é avaliar apenas o custo inicial de implantação. Isso porque, depois de construída, a piscina deverá ter seus tratamentos e acompanhamentos. Uma piscina convencional tem custos bastante elevados de manutenção, como trocar rejuntes e pastilhas que podem cair com o tempo, produtos para limpeza e reposição de água, além de gastos com energia elétrica. “O sistema Desjoyaux inverteu essa lógica. Afinal, a piscina deve servir o seu proprietário e não ele ficar escravo dela”, explica o diretor.

Erro 3: pensar a curto prazo

Para Gerônimo, o ambiente de piscina deve ser duradouro. “Uma piscina deve durar ‘uma vida toda’. Portanto, deve-se pensar em como a família irá se comportar com a piscina no decorrer dos anos. É importante lembrar que boa parte das memórias familiares estará em volta dela e, por isso, projetar esse uso ao longo do tempo é primordial”, sugere ele.

As piscinas da Desjoyaux são construídas em dez dias, com mesma tecnologia utilizada nos mais modernos centros aquáticos do mundo| Foto: Divulgação/ Desjoyaux Piscinas

Piscina em concreto armado em até dez dias

Gerônimo explica que a Desjoyaux Piscinas possui um sistema de construção em concreto armado, modulado em placas de polipropileno. Essa estrutura é permanente e sua concretagem de lateral e fundo em um único momento  permite que a piscina seja monolítica – sistema de cofragem ativa (que evita trincas e se adapta às pequenas movimentações de solo).

Para que o cliente tenha uma ideia de como ficará o espaço, o desenvolvimento do projeto é feito no local onde a piscina será construída. Depois de tudo definido, a obra é rápida. “Essa primeira etapa é para definirmos ajustes finos. Definidos os detalhes, passamos para a execução que envolve: escavação, construção da estrutura, concretagem, reaterro e finalização do revestimento interno”, afirma Gerônimo.

Segundo ele, uma grande vantagem do sistema construtivo da Desjoyaux é a possibilidade de construção de uma piscina em concreto armado em até dez dias. “Além de ser uma obra limpa, ecologicamente correta e bem mais robusta, se comparada ao sistema convencional”, conta o diretor.

Os projetos são elaborados no local para que o cliente possa participar de todo o processo de construção| Foto: Divulgação/ Desjoyaux Piscinas

Diferenciais para a construção da piscina

Na parte de revestimentos, a tecnologia utilizada pela Desjoyaux é o mesmo aplicado em grandes complexos aquáticos pelo mundo. O sistema diminui o risco de descolagem de placas e reduz os custos com manutenção. Além disso, a piscina fica livre de problemas de infiltração e rachaduras. Os padrões de cores, formatos e combinações dos revestimentos são variados, o que dá liberdade para o cliente criar o ambiente à sua maneira. Além da piscina e o revestimento, a empresa oferece uma linha de móveis para áreas externas, além de construção de decks.

Gerônimo ressalta a economia e a segurança das piscinas da Desjoyaux. De acordo com o diretor, o sistema da empresa tem uma redução de 75% no consumo de energia e é mais eficiente. Além disso, os projetos eliminam itens que podem ser perigosos. “A preocupação ecológica é algo muito importante para a Desjoyaux. O nosso sistema dispensa todos os tipos de tubulações e elimina a necessidade de construção de uma casa de máquinas e dispensa a retrolavagem de filtros de areia convencionais que consomem muita água”.

Também pensando em segurança, a empresa pensou em uma tecnologia para eliminar os ralos e sucções que, muitas vezes, podem causar acidentes. Assim, crianças e pessoas com cabelos compridos podem desfrutar da piscina com maior tranquilidade. “Com o Sistema Desjoyaux, a piscina tem uma água mais pura e bonita, reduz o consumo de energia e água, reduz o risco de acidentes por sucções e não há risco de vazamentos por tubulações”, reitera Gerônimo.

Além de ser um espaço de lazer e tranquilidade, ambientes com piscina valorizam o imóvel e transformam o design da construção | Foto: Divulgação/ Desjoyaux Piscinas

O diretor ainda menciona a marca como referência de mercado. “O fato de termos desenvolvido um sistema construtivo mais resistente, limpo e de custos de manutenção mais baixos foi determinante no sucesso da empresa”. Há mais de cinquenta anos no mercado, a Desjoyaux Piscinas atua em mais de 85 países. “Aliado aos aspectos técnicos, o grande sucesso no Brasil se deu pela forma de atendimento e acompanhamento que temos com cada cliente. Isso reflete no número de clientes satisfeitos e que indicam os nossos serviços”, finaliza o diretor da marca no país.