Planejar a melhor época para aumentar a família também proporciona a liberdade de escolha para se desvincular dos estigmas sociais.| Foto: Divulgação
  • Por Dr. Regis Cho | CRM-PR 25.875 | Especialista em Reprodução Assistida (RQE 25702)
  • 14/06/2021 13:52
Ouça este conteúdo

Talvez você já tenha ouvido falar em planejamento familiar, mas você sabe do que se trata? Muitas pessoas acreditam que o pensamento sobre isso envolve apenas o conhecimento sobre a contracepção - pensar em como evitar uma gravidez. Mas a verdade é que o planejamento familiar também é importante para se preparar para ter filhos no futuro.

O sonho da gestação pode ser em longo prazo, e isso causa algumas angústias a mulheres e casais que têm medo de não conseguir engravidar futuramente por questões de fertilidade ou de saúde geral. Os motivos para não querer ter filhos imediatamente podem ser muitos, indo desde a pandemia, tratamentos de saúde que prejudicam a fertilidade (como os quimioterápicos) até as prioridades profissionais.

Mas como ficam as possibilidades para planejar melhor uma gravidez no futuro? Será que ela realmente pode ocorrer, mesmo com a perda de qualidade dos óvulos que os anos proporcionam? Por meio da medicina, sim.

Existe uma pressão na vida da mulher, uma cobrança de que ela precisa engravidar e, ao mesmo tempo, crescer profissionalmente. Uma forma médica para ajudarmos a conduzir essas duas situações é o congelamento de óvulos. Assim, torna-se possível dar às mulheres a chance de escolha e a liberdade de decidir quando engravidar, diminuindo essa angústia.

| Foto: Crédito: Divulgação

Entusiasta da área há mais de dez anos, acompanhando as pesquisas na área de Reprodução Humana e congelamento de óvulos, temos obtido evidências teóricas e práticas de que a Criopreservação é um procedimento seguro e possível, e não apenas um experimento. O procedimento é considerado uma técnica de uso no Brasil desde 2013, com aprovação da Anvisa, e segue o padrão de qualidade e segurança necessário para tratar de vidas e famílias, desde que seja realizado com o acompanhamento de um profissional habilitado para a avaliação do planejamento familiar, o que garante orientações corretas.

Planejamento familiar e planejamento financeiro

Para tornar esse assunto mais claro, nas aulas para acadêmicos de medicina e em consulta costumo fazer uma analogia entre o planejamento familiar e o planejamento financeiro. Quando alguém quer engravidar no futuro, é semelhante ao que acontece quando essa pessoa se organiza para um investimento ou para uma aposentadoria.

Podemos pensar no planejamento familiar como quando a pessoa se planeja pensando naquele dinheiro que irá usar só depois. O planejador financeiro ou assessor de investimentos nos auxilia sobre como nos organizamos em nossa própria individualidade, aporte inicial e o quanto de dinheiro quer ter disponível amanhã acompanhando o rendimento e a performance do valor investido. E é a mesma coisa no planejamento familiar. É como um seguro. Enquanto médico e especialista em Criopreservação dentro de Reprodução Humana, oriento as minhas pacientes sobre o tipo de estímulo ovariano que precisa ser feito, acompanho o processo de preparo e congelamento além de estar sempre disponível para quando, eventualmente, a paciente escolher “resgatar” seus óvulos para se preparar para a maternidade.