A procura por resultados mais rápidos através de tratamentos minimamente invasivos tem crescido a cada ano.
A procura por resultados mais rápidos através de tratamentos minimamente invasivos tem crescido a cada ano.| Foto: Shutterstock
  • Por Dra Viviane Teixeira CRM 18905
  • 12/11/2021 10:06

A preocupação e os cuidados com a saúde e a aparência da pele aumentam a cada ano. Isso porque as pessoas estão buscando a melhor versão de si a todo momento.

Nesse sentido, rapidez e facilidade são importantes diferenciais, o que justifica o aumento da procura pelos procedimentos minimamente invasivos.

Dados divulgados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética demonstram que, de 2018 para 2019, os procedimentos estéticos não cirúrgicos aumentaram cerca de 7,6% no mundo.

E no Brasil não tem sido diferente. De acordo com o Censo 2018 divulgado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, entre 2014 e 2016, a procura por alternativas menos invasivas aumentou 390%.

Em 2019, o número continuou subindo e chegou a aproximadamente 50%.

Mas afinal, o que são procedimentos minimamente invasivos e o que os diferenciam dos procedimentos cirúrgicos tradicionais?

Pequenas intervenções sem cortes

O desejo por resultados rápidos e com aspectos cada vez mais naturais motivam a procura pelos tratamentos minimamente invasivos.

A cirurgiã plástica Dra. Viviane Teixeira (CRM/PR 18905 - RQE 16060 - RQE 16061) explica que essas são técnicas que complementam as cirurgias plásticas tradicionais.

No entanto, sua aplicação tem lugar na prevenção do envelhecimento, como é o caso da toxina botulínica, bioestimuladores e bodytite Morpheus 8. Também age na devolução do volume, na reestruturação e na devolução da jovialidade, que vamos perdendo com o envelhecimento e pela falta de ácido hialurônico em pontos específicos da face.

De acordo com ela, são pequenas intervenções feitas pelo médico, sem a realização de cortes, sem a necessidade de internação e com recuperação rápida.

Rejuvenescer sem procedimento cirúrgico

É possível conseguir resultados semelhantes aos conquistados com as cirurgias plásticas tradicionais em um curto espaço de tempo, sem precisar ir para a mesa de cirurgia,

As técnicas minimamente invasivas proporcionam um resultado cada vez mais naturais, sem aquele efeito de “cara esticada”, causando pouca dor e, consequentemente, não acarretam afastamentos extensos das atividades físicas e laborais. "Realizamos uma análise completa do paciente , porque a face exige soluçÕes múltiplas, seja de paralisação de rugas, de volumização , de reestruturação, de diminuição de flacidez da pele  e tudo isso a ser indicado a seu tempo desde uma toxina botulínica até ao limite do lifting de face. Resultados naturais exigem combinações porque se apenas injetarmos ácido hialurônico indefinidamente teremos o rosto inchado e desfigurado! Não embelezado! “

E hoje ainda trouxemos em primeira mão à Curitiba,  o Bodytite , com o qual utilizamos o protocolo Facetite Embrace RF, uma combinação de Radiofrequência em ponteira e microagulhamento para trazer o “tightening” o ajuste global da pele facial remodelando a face e em muitos casos até evitando o facelifting cirúrgico em pacientes mais envelhecidos.”, informa Dra Viviane

Dra. Viviane alerta que, mesmo assim, esses procedimentos devem ser encarados com os mesmos cuidados e recomendações adotadas nas cirurgias plásticas convencionais, já que também são um tipo de intervenção cirúrgica. "Anatomia não se altera porque o procedimento é minimamente invasivo, por isso considero o zelo, respeito anatômico e à técnica com igual peso de uma cirurgia aberta”, diz Dra Viviane

Clique e conheça os principais tratamentos minimamente invasivos para a face.

Rejuvenescimento da face sem cirurgia

Os tratamentos faciais estão entre os mais procurados pelas pacientes, que desejam se livrar de rugas, manchas, flacidez e perda da firmeza da pele, por exemplo.

Afinal, quem não deseja rejuvenescer sem ter que passar por procedimentos cirúrgicos que demandem períodos de repouso e recuperação prolongada?

Nesse sentido, Dra. Viviane Teixeira informa que os procedimentos minimamente invasivos, como os preenchedores de ácido hialurônico , toxina botulínica, e o tratamento premium nos EUA e Europa para o tratamento da flacidez da face , Facetite/Morpheus8, são ótimas soluções. Todos realizados e utilizados no planejamento do embelezamento quando em consulta com Dra Viviane.

As diversas alterações que o envelhecimento provoca na face, como o aparecimento de manchas, a perda do volume dos lábios e as rugas, perda de volume ósseo e de gordura por exemplo, podem acontecer associadas e em graus diferentes em cada pessoa.

A cirurgiã plástica explica que, por isso, é indispensável uma consulta médica pormenorizada para determinar os tratamentos mais adequados e extremamente individualizados.

Tratamentos minimamente invasivos na face

Os procedimentos faciais estão entre os mais procurados por pacientes que desejam se livrar de rugas, manchas e flacidez da pele.
Os procedimentos faciais estão entre os mais procurados por pacientes que desejam se livrar de rugas, manchas e flacidez da pele.| Imagem: Shutterstock

Na cirurgia plástica, existem diversos procedimentos minimamente invasivos.

Ácido Hialurônico:

Substância produzida naturalmente pelo nosso organismo, que ajuda a manter a sustentação, hidratação e preenchimento da pele e de tecidos profundos.

Com o tempo, a produção de ácido hialurônico diminui, mas sua falta pode ser compensada com a aplicação através de um  procedimento de preenchimento e estruturação da face.

Dra. Viviane Teixeira diz que este tratamento é indicado para combater rugas, pois diminui as marcas de expressão provocadas pela idade, assim como também serve para reestruturar a face como um todo, sustentar tecidos profundos, devolver maçã do rosto, diminuir papada, harmonizar perfis, aumentar o volume dos lábios e atenuar os sulcos nasogenianos(bigode chines) e mentual (queixo), por exemplo. "Hoje em dia procuramos fazer uma leitura da sensação da expressão que o próprio paciente tem de si, se triste, bravo, cansado, e modificar, com interposição do ácido hialurônico de diversas densidades, a ação muscular e com isso as expressÕes, é a mio modulação.

  • MD CODES: técnica que utiliza o preenchimento para repor volume e estruturar regiões faciais que perderam volume como as olheiras, as bochechas (região malar), bigode chinês (sulco nasogeniano), lábios, queixo (mento), entre outras.

Toxina Botulínica:

Esse procedimento é indicado para o tratamento das rugas dinâmicas da face, ou seja, as marcas de expressão provenientes do movimento da musculatura quando, por exemplo, sorrimos ou franzimos a testa, fazemos expressão da braveza ou concentração , pés de galinha. "A toxina botulínica deve ser aplicada já em caráter preventivo, ou seja, não se deve esperar ter a ruga de repouso , a ruga estática, pois essa não sairá mais com a toxina, e sim impedir que ela se forme!", relembra Dra Viviane

Sua realização acontece com a aplicação de injeções nos músculos subjacentes, com o objetivo de bloquear a contração dessa musculatura e o relaxamento da região.

Dra. Viviane Teixeira informa que a toxina botulínica diminui a força da contração muscular, atenua os sulcos profundos e linhas do rosto e, com isso, confere à face uma aparência mais calma, rejuvenescida e agradável.

Além disso, essa técnica consegue mudar ou realçar o formato das sobrancelhas, proporcionando um olhar mais rejuvenescido e descansado.

Facetite/Morpheus 8

Trazida em primeira mão a Curitiba por Dra. Viviane, depois de estudos desde 2009, essa é a novidade das estrelas, não só aqui no Brasil, como fora do país. Trata se da Radiofrequencia intraoperatória utilizada por meio de canula especifica como uma canula de àcido hialuronico e outra ponteira de microagulhamento fracionado.

Ambas trabalham juntas para conferir bioestímulo de colágeno em toda a face e pescoço onde é aplicada. Com o bioestímulo global da pele, toda ela produz colageno abaixo da derme, conferindo maior ajuste e diminuição progressiva da flacidez, além da melhora da textura, diminuicao dos poros, tratamento da sequelas de acne, estrias e cicatrizes.

É o complemento que faltava para que os pacientes não fiquem somente sendo “injetados” indefinidamente e seus rostos não apareçam cada vez mais inflados pelo ácido hialuronico. Morpheus 8 é o ponto do equilíbrio do rejuvenescimento facial.

Outros cuidados importantes

O sucesso dos resultados alcançados com os procedimentos estéticos não cirúrgicos influencia positivamente tanto a parte estética, como também a autoestima e autoconfiança das pacientes.

“É importante ressaltar que esses procedimentos devem estar associados a uma rotina de cuidados com a saúde e beleza da pele, como hidratação, limpeza, alimentação e evitar a exposição excessiva ao sol”, reforça Dra. Viviane Teixeira.

"Se você deseja conhecer melhor essas técnicas e se submeter a algum dos tratamentos disponíveis, é indispensável uma consulta pormenorizada e atenciosa onde possamos verificar as alterações já existentes, seus desejos e as possibilidades técnicas”, informa Dra Viviane

Dra. Viviane Teixeira, cirurgiã plástica, CRM/PR 18905 - RQE 16060 - RQE 16061. É também membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

Acesso e agende uma consulta com Dra Viviane Teixeira!