Doctor and senior woman wearing facemasks during coronavirus and flu outbreak. Virus protection. COVID-2019. Taking on masks.
Doctor and senior woman wearing facemasks during coronavirus and flu outbreak. Virus protection. COVID-2019. Taking on masks.| Foto: Getty Images/iStockphoto
  • Por Frischmann Ainsergart
  • 20/07/2022 12:23

Muitas famílias aproveitam as férias escolares do meio do ano para fazer o tão necessário check-up na saúde. E na hora de atualizar as carteirinhas de vacinação e colocar os exames em dia, alguns serviços podem facilitar a rotina de cuidados, é o caso do atendimento móvel do Frischmann Aisengart, laboratório curitibano que faz parte da Dasa – maior rede de saúde integrada do Brasil. O serviço registrou um aumento de 47% nos pedidos por atendimento móvel entre 2020 e 2021, gerando um impacto positivo na vida dos curitibanos, pois permite que o profissional vá até o local de preferência do paciente para coletar exames e aplicar imunizantes, oferecendo conforto e segurança.

A diretora médica do Frischmann Aisengart, Dra. Myrna Campagnoli, explica que a modalidade de atendimento já é oferecida pelo laboratório há alguns anos, mas foi impulsionada durante a pandemia. “A tendência acompanha a maior preocupação da população em relação a ambientes em que elas possam estar menos expostas, mas o serviço também evoca outros benefícios”, afirma. A especialista elenca os principais:

Conveniência

“Por muito tempo, o atendimento móvel ficou conhecido como domiciliar, mas queremos enfatizar que não é apenas em casa que ele pode ser realizado. A equipe do Frischmann Aisengart está equipada para atender pacientes onde eles estiverem: em casa, no trabalho, no hospital, ou em qualquer compromisso”, frisa Dra. Myrna Campagnoli. Segundo a especialista, esse é um dos principais diferenciais do serviço e um dos aspectos que mais chamam a atenção dos pacientes. “Sabemos que a rotina hoje em dia é corrida, mas os cuidados com a saúde não podem ser deixados de lado só porque não temos tempo para nos deslocarmos a uma unidade de medicina diagnóstica. Por esse motivo, a opção da contratação do serviço a qualquer momento e local tem sido um ponto positivo para a jornada de cuidado com a saúde da população”, destaca.

Redução do estresse e ansiedade

Crianças, idosos e pacientes com medo de agulhas são os que mais sofrem na hora da vacina ou da coleta de exames de sangue. Mesmo com espaço e equipe preparados para reduzir o nervosismo, o ambiente laboratorial pode ser um gatilho e aumentar ainda mais a ansiedade do paciente.

Como se o desconforto emocional não fosse o suficiente, o estresse na hora da coleta de um exame pode, inclusive, alterar alguns resultados. “É comum observarmos interferência em dosagens laboratoriais, como o aumento nos níveis de glicemia, quando um paciente faz a coleta sob estresse e altos níveis de ansiedade”, explica Dra. Myrna Campagnoli. “Muitos pacientes sentem medo do ambiente médico, dos equipamentos e das pessoas vestidas de branco. Um ambiente familiar é uma alternativa para deixá-las mais tranquilas durante coletas de sangue e vacinas”, continua Dra. Campagnoli. Dessa forma, o atendimento móvel realizado em um ambiente no qual o paciente se sinta confortável traz a sensação de segurança e proteção, reduzindo as chances de nervosismo e de alterações nos resultados dos testes.

Acessibilidade

A diretora médica do Frischmann Aisengart também observa que o atendimento domiciliar amplia a acessibilidade à saúde. De acordo com a especialista, muitas vezes pacientes portadores de limitações físicas ou necessidades especiais, com dificuldades para se locomover e de socialização, evitam ir aos laboratórios para serem atendidos e realizarem as coletas necessárias. “Observamos, por exemplo, em crianças com autismo severo, o receio em sair de casa, de um ambiente em que ela já confia e se sente segura. Exames e vacinas não podem deixar de ser feitos e não há necessidade de submeter esses pacientes ao estresse de se deslocar de onde se sentem acolhidos. Esse é apenas um dos exemplos em que o atendimento móvel do laboratório curitibano faz toda a diferença, pois reduz o desconforto não apenas do paciente, mas também de toda a rede de apoio envolvida”, esclarece a médica.

Conforto

Os curitibanos sabem que o inverno na capital paranaense pode ser cruel. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a temperatura média para o mês de julho é de 10ºC, mas quem conhece a cidade sabe que os termômetros podem registrar dias muito mais frios e, quando isso acontece, fica ainda mais difícil pensar em sair de casa. Nos meses do inverno, o atendimento móvel do Frischmann Aisengart se faz ainda mais necessário para garantir o conforto do paciente e a manutenção da rotina de saúde.

Como agendar?

O atendimento móvel do Frischmann Aisengart pode ser contratado para vacinas e exames de análises clínicas. O agendamento é feito pelo site https://domiciliar.labfa.com.br ou pelo telefone (41) 4004-0103.