Serviço de coleta domiciliar aumentou 47% no Frischmann Ainsengart, unidade de medicina diagnóstica da Dasa em Curitiba
Serviço de coleta domiciliar aumentou 47% no Frischmann Ainsengart, unidade de medicina diagnóstica da Dasa em Curitiba| Foto: Shutterstock
  • Por Frischmann Ainsergart
  • 22/10/2021 17:40

O aumento da demanda pelos serviços de delivery de alimentos e de e-commerce desde o início da pandemia de Covid-19 se repetiu em diversos segmentos da economia. O setor da saúde também percebeu o crescimento na procura pelo atendimento domiciliar, impulsionado principalmente por causa das restrições de circulação social. O Frischmann Aisengart, laboratório de medicina diagnóstica da Dasa em Curitiba (PR), registrou um aumento de 47% nos pedidos de atendimentos de coleta de exames laboratoriais entre 2020 e 2021.

A Dra. Myrna Campagnoli, diretora médica da Dasa - Regional Sul, conta que apesar de o serviço de atendimento móvel do laboratório Frischmann Aisengart ter sido implantado há vários anos, foi durante a pandemia que o setor foi impulsionado e ampliado na instituição, pensando na comodidade e na segurança dos clientes. Além de realizar a coleta de quase todos os tipos de exames laboratoriais, a equipe de atendimento móvel também está capacitada para fazer a aplicação de vacinas em domicílio. “O impacto positivo do atendimento móvel se dá pela possibilidade de individualização do atendimento”, destaca.

Antes da pandemia, a maioria das pessoas que recorria ao serviço eram idosos e crianças. No entanto, Myrna fala que hoje esse perfil está mudando e o atendimento móvel vem sendo utilizado por clientes de todas as faixas etárias. Além disso, é bastante comum o agendamento para mais de uma pessoa na mesma residência.

Outra vantagem, segundo ela, é que com a flexibilização do jejum para vários exames, muitos atendimentos podem ser realizados no período da tarde. “Ao fazer a coleta e a aplicação domiciliar, o profissional de saúde consegue atender o paciente dentro de um ambiente sem estresse, em posição mais confortável e em um ambiente amigável, que ajuda a reduzir possíveis ansiedades sobre o procedimento”, explica a diretora, ressaltando que essa modalidade contribui para ampliar a acessibilidade à saúde. “Muitas vezes, pacientes portadores de limitações físicas ou necessidades especiais, com dificuldades para se locomover, evitam ir aos laboratórios para serem atendidos e realizarem as coletas necessárias”, ressalta.

Agendamento

Equipe de atendimento móvel do Frischmann está preparada para fazer exames e aplicar todos os tipos de vacinas.
Equipe de atendimento móvel do Frischmann está preparada para fazer exames e aplicar todos os tipos de vacinas. | Shutterstock

De acordo com a diretora, os únicos exames laboratoriais que não podem ser coletados na residência do paciente são aqueles que necessitam de congelamento rápido e os multiamostrais, como é o caso das curvas glicêmicas. Tudo isso é orientado no momento do agendamento da coleta, por telefone, quando o usuário informa todos os procedimentos solicitados pelo médico.

O agendamento é feito pelo telefone 4004-0103, momento em que o paciente receberá todas as informações e orientações necessárias sobre a coleta, além de opções de datas e horários disponíveis. No site www.labfa.com.br também há outras informações.

Com pedido médico os exames realizados são cobertos normalmente pelos planos de saúde, sendo que alguns planos cobrem inclusive a taxa de deslocamento. Também é possível solicitar os exames de forma particular.

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