Faça como milhares de brasileiros e livre-se da catarata
| Foto:
  • Por Hospital Barigui
  • 02/06/2021 16:49

Dados do CBO, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, revelam que houve um aumento expressivo no número de cirurgias de catarata no Brasil nos últimos anos. Em 2009, no sistema público de saúde, foram realizadas 300 mil operações, enquanto em 2020 houve o registro de praticamente o dobro de procedimentos, cerca de 600 mil cirurgias.

Causas do aumento da cirurgia de catarata no Brasil

Vários motivos fazem crescer o número de cirurgias de catarata no país, entre eles os seguintes:

  • Envelhecimento da população;
  • Aumento da expectativa de vida;
  • Facilidade para fazer a cirurgia de catarata em hospitais particulares;
  • Acesso a atendimento médico e informação sobre saúde dos olhos.

Tecnologia para cirurgia de catarata ajuda a superar o medo da operação

Em busca de tratamento humanizado e de um procedimento mais seguro para superar o medo da cirurgia de catarata, muitos pacientes procuram oftalmologistas e hospitais conceituados em Curitiba.

Um hospital oftalmológico particular possui melhores equipamentos, tecnologia de última geração e médicos preparados para adotar os procedimentos mais seguros para a realização da cirurgia de catarata.

Preocupado com o pós-operatório? O Hospital Barigui Oftalmologia cuida de você.

Todos estes fatores são importantes para que o paciente se sinta confiante para fazer a operação e voltar a enxergar bem, além de conquistar mais qualidade de vida e voltar a realizar atividades do dia a dia que antes eram prejudicadas pela perda gradativa da visão.

“Catarata é a opacificação do cristalino, a lente natural que temos dentro dos olhos. Uma vez que o paciente tenha catarata, não existe nenhum tratamento com colírio ou medicação para remoção da opacidade. Ou seja, o tratamento para catarata é cirúrgico e o medo de operar os olhos é totalmente compreensível, pois é através deles que nós enxergamos o mundo. Porém, é preciso reforçar para os pacientes que não há o que temer, pois essa é a cirurgia mais realizada no mundo e com as tecnologias modernas, o procedimento é muito seguro, com baixíssimos riscos de complicações”, explica o médico oftalmologista Dr. Artur Schmitt.

No Hospital Barigui, em Curitiba, a equipe médica utiliza os melhores equipamentos cirúrgicos para que a operação seja feita de forma rápida, confortável, segura e com o mínimo de risco de complicações.

A cirurgia de catarata é muito rápida. Durando entre 15 e 20 minutos, é realizada sob anestesia local, sem necessidade de internamento hospitalar. É realizada por uma técnica chamada de facoemulsificação, na qual o oftalmologista remove o cristalino opaco e o substitui por uma lente intraocular artificial, resolvendo definitivamente o problema. Esta técnica é minimamente invasiva, não há necessidade de pontos, e a recuperação é bastante rápida e indolor. Outro benefício da cirurgia é a diminuição ou eliminação da necessidade de óculos.

“Atualmente as lentes intraoculares atingiram excelente qualidade e podem ser usadas para compensar o grau do paciente, eliminando em muitos casos, a dependência dos óculos após a cirurgia de catarata”, explica o Dr. Pedro Piccoli, médico oftalmologista do Hospital Barigui de Oftalmologia e precursor da cirurgia de facoemulsifcação com implante de lentes intraoculares no Paraná.

Dicas para lidar com o medo da cirurgia de catarata

Com muita experiência na realização da cirurgia de catarata no Hospital Barigui Oftalmologia, o Dr. Artur Schmitt dá algumas orientações que podem auxiliar os pacientes a tomarem a decisão de fazer o procedimento.

“No Hospital Barigui, nós adotamos uma série de medidas para reduzir os riscos da operação e passar ainda mais confiança e segurança para os pacientes. Para isso, temos uma equipe muito bem treinada, todos os nossos cirurgiões são especialistas pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e temos uma Certificação ISO que garante que todo o nosso processo, desde a entrada do paciente até sua alta, seja feito dentro de um padrão rigoroso de controle de qualidade”, explica o médico oftalmologista.

Além disso, o Hospital Barigui Oftalmologia usa os melhores equipamentos, tecnologias e insumos médicos disponíveis no mercado, como lentes intraoculares de alta qualidade.

É importante ressaltar também que os pacientes, antes de realizarem a cirurgia de catarata, passam por uma consulta minuciosa, fazem diversos exames e recebem um atendimento personalizado e explicativo da equipe médica. “Prezamos muito pela qualidade do procedimento, pela excelência do resultado, mas também pelo conforto e tranquilidade dos nossos pacientes. Sabemos das ansiedades relacionadas às cirurgias oculares e achamos importante que nossos pacientes sintam-se acolhidos por toda a nossa equipe”, comenta o Dr Pedro Piccoli, diretor técnico do Hospital Barigui de Oftalmologia.

Clique aqui e marque agora a sua consulta.