Médicos do Hospital Barigui esclarecem três mitos sobre a cirurgia refrativa
Médicos do Hospital Barigui esclarecem três mitos sobre a cirurgia refrativa| Foto: Divulgação
  • Por Hospital Barigui - Diretor Técnico Médico Dr Pedro Modesto Piccoli CRM 5068
  • 02/01/2020 12:33

Deixar de usar óculos e lentes de contato, fazendo uma cirurgia simples e que dura menos do que 20 minutos, parece ser bom demais para ser verdade. É por isso que uma série de mitos rondam as cirurgias refrativas, intervenções médicas que tentam corrigir erros de refração, como a miopia, o astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. O Hospital Barigui de Oftalmologia respondeu as três perguntas mais comuns sobre este procedimento, e vão te convencer a fazer uma avaliação médica. Confira!

A cirurgia é complicada e demorada. 

Existem dois tipos de cirurgias refrativas: a cirurgia a laser na córnea e as cirurgias com implante de lentes intraoculares. Para fazer estes procedimentos não é necessário internação e nem anestesia geral. Ambas demoram menos do que 30 minutos e tem um tempo de recuperação máximo de 10 dias.

As cirurgias refrativas a laser em geral se destinam ao tratamento da córnea, modificando o poder refrativo da mesma. A aplicação do laser para correção do grau demora, em geral, apenas alguns segundos. Mas, para receber o tratamento do laser efetivamente, é necessário o preparo da córnea. Assim, a cirurgia como um todo, para os dois olhos, costuma demorar entre 15 a 20 minutos.

Um pouco mais complexa, as cirurgias de implante de lentes artificiais são indicadas para quem usa graus mais elevados nos óculos. Em média, essa intervenção dura cerca de 30 minutos.

A cirurgia corrige todos os tipos de defeito

Nem todo mundo pode fazer uma cirurgia refrativa. Há contraindicações principalmente para quem sofre com algumas doenças – oculares ou sistêmicas – ou possuem defeitos anatômicos dos olhos, como deformidades corneanas.

Além disso, em geral, pessoas que sofrem com graus muito elevados não costumam eliminar totalmente o uso dos óculos, mas conseguem reduzir drasticamente a dependência deles. “É o caso por exemplo, de quem tem uma miopia de 8 graus e depois da cirurgia cai para menos de 0,5. Isso já é considerado um ótimo resultado”, conta o cofundador do Hospital Barigui, Pedro Modesto Piccoli.

As lentes artificiais duram para sempre

Algumas lentes intraoculares (chamadas de fácicas) podem ser implantadas na presença do cristalino, a lente natural dos olhos, para correção de erros refrativos mais elevados. É verdade que estas lentes intraoculares fácicas não precisam ser trocadas ao longo da vida, porém elas precisarão ser removidas se o paciente, posteriormente, desenvolver catarata, um desgaste natural que causa a opacificação do cristalino, a lente natural dos olhos que nos ajuda a focalizar objetos. “Para realizar a cirurgia da catarata, removemos o cristalino e fazemos o implante de uma lente intraocular artificial, que também pode ser usada para corrigir o grau. Desta forma, a lente anterior não precisará mais ser implantada”, explica Piccoli.Especializado em cirurgias refrativas há 35 anos, o Hospital Barigui atende de segunda a sábado, na Avenida Cândico Hartmann, 1712. Para passar por uma avaliação médica e consultar se você está apto para realizar uma cirurgia de correção de grau, ligue para (41) 3075-2020 ou faça um agendamento online, no site https://oftalmobarigui.com.br/