| Foto: Pexels
  • Por Instituto Connect
  • 19/05/2022 10:37
Ouça este conteúdo

Já parou para pensar na sua trajetória profissional? Quantos movimentos de carreira foram propiciados por conexões de colegas, família e por que não dizer por relações com headhunters.

Com certeza não virá com os velhos cartões de visita...

Cada vez mais ter boas conexões ampliam a sua visibilidade e agilidade de recolocação. Mas as conexões vão muito além disso, são conexões de vida, que quando te perguntam sobre algo, ou quem é expert em algo, virá seu nome na cabeça.

Para Guilherme Di Ciero Fernandes, que atua como executivo na Alexandre Hughes conhecer pessoas além de ser um diferencial na sua profissão, é uma oportunidade única de conhecer histórias inspiradoras e de gerar sinergias em coisas impensáveis.

Quantas novas conexões você realiza por semana?

Já parou para refletir que conhecer alguém nesse mundo conectado, é dispor de uns 30 minutos da sua semana e agendar um bate papo despretensioso com alguém da sua rede? Não se trata de ter segundas intenções, seja para vender algo, procurar emprego e sim, genuinamente conhecer pessoas com expertise diferente da sua, outro estado, país ou segmento, justamente para ampliar sua visão de mundo e de vida.

Quais dicas os Headhunter dariam?

Esse é a pergunta de ouro que já nos perguntamos muitas vezes, o que estão em busca? Como eles encontram o perfil? Quais redes eles acessam?

Perguntas como essas e outras mais, nortearam o bate papo na Confraria de Executivos, justamente com a intenção de explorar os olhares de como esta o mercado? Quais movimentos têm sido comuns nas carreiras executivas? Quais são grandes “sacadas” para se diferenciar nesse universo de portfólios disponíveis, bem como trilhar uma carreira repleta de proposito e legado.

No bate papo André Peyneu headhunter da Neo Executive Search e que compôs o painel de debate trouxe elementos importantes, compartilhando que o LinkedIn tem sido um dos principais meios de busca e que só aparecerá no radar caso faça parte de pelo menos o terceiro nível de conexão, inclusive palavras chaves e estar atualizado é outro atrativo.

Sim, proposito e legado não é mais papo de RH, ou como diziam por aí “abraçar a árvore”, trata-se de fato olhar para as carreiras e trajetórias e identificar se aportam a sua melhor versão, se contribuem para algo maior e principalmente aplicam o que são bons e com isso geram impacto.

Para Julio Bonrruquer Neto da Caccuri Evolving Leaders, esse processo de arriscar mais, está concentrado em jovens iniciando a carreira e que buscam aliar proposito e aos mais seniores que por sua vez galgaram uma trajetória consolidada, muitos deles com condições financeiras estáveis e que se perguntam se o mundo corporativo é o lugar ideal para aportarem e trazerem a satisfação pessoal.

Multicarreiras – Como ser remunerado por seus talentos

Já parou para refletir que mesmo estando em um lugar que você ama, você provavelmente faz tão bem algumas coisas e que essas competências poderiam ser remuneradas?

Já ouviu falar no Slash Career? É bem provável que já seja e que não faz idéia...

Empresária/mãe/artista/boardadvisor ou Conselheiro/Palestrante/Engenheiro etc

A carreira deixou de ser apenas linear do mundo “vou me aposentar e virar conselheiro”, ou “não posso assumir isso porque já trabalho CLT”. Isso é old school, as carreiras cada vez mais são diversas, complementares e com certeza mais emocionante. Propicia ampliar seu portfólio de receita e deixar de ser vulnerável a apenas uma fonte, inclusive da qual você tem pouco poder.

Remunerar suas competências, ou “doa-las”, vai desde assumir papel em governança, se tornando um conselheiro, board advisor, mentor de carreira ou startups, escritor, palestrante, voluntário, empreendedor, consultor, professor etc.

O que te revitaliza? O que faria com paixão? Por qual talento seria remunerado?

Na resposta dessa pergunta provavelmente esta o início de alguns papos para descobrir caminhos e criar jornadas de aprendizagem.

“Na Confraria do Instituto Connect visamos oportunizar várias experiencias, seja mentorando Ongs e Startups Sociais para gerar o giving back, seja atuando como Peer Coaching de carreira, pois a liderança não precisa ser solitária, seja se tornando Board Advisor de startups como do Cubo Itaú, ou até mesmo ousando ser escritor em nosso canal do Gazz Conecta. Dar voz, visibilidade e experiencias é o que deixa a nossa Confraria de Executivos uma comunidade forte de conexões e aprendizagem, afirma Silvana Pampu

Na agenda de Junho esta previsto Roda de Conversas com Presidentes e Conselheiros cuja inscrições estão no site do Instituto Connect, bem como no Canal do Instituto poderão visitar na íntegra esse bate papo com as dicas.

Troque percepções com os nossos membros como: Newton Lima, Luiz Guilherme Malucelli, Karen Machado, Roberto Stuchi, Vanessa Colturato, Susan Alberttoni, Cristiane Schwanka, Fabio Nardelli entre otros ConnecEXs (como carinhosamente chamamos os membros da Confraria), que já são profissionais articulados nesse desafio de aliar paixões e ousar a transitar em outras atividades paralelas como conselheiros, mentores, professores e já fica a dica de baterem um papo e descobrirem como equilibram esses “pratinhos”.

A Confraria do Desenvolvimento, promovida pelo Instituto Connect, é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países, trata-se de uma comunidade de aprendizagens e caminhando em uma jornada de networking, experiências e impacto social.