O que está mudando no uso das residências com o avanço da Covid-19?
| Foto:
  • Por Irma Decorações
  • 24/04/2020 16:03

Com o avanço da COVID-19 pelo mundo, de uma hora para outra em muitos países as pessoas foram orientadas a ficar em casa e tiveram que mudar sua rotina e transferir parte do seu trabalho e estudo para suas residências.

Essa nova rotina tem gerado um impacto na vida de toda a família, além de exigir a adaptação dos espaços residenciais para o desenvolvimento de novas funções. Há relatos de pessoas que, durante a quarentena, adaptaram salas de estar para atender clientes por videoconferências, salas de jantar que se transformaram em escritórios, quartos das crianças que viraram salas de aula e varandas que se tornaram salas de ginástica. Com tudo isso, surgiram novos usos para os ambientes residenciais.

No entanto, a maioria dos lares não estava realmente preparada para esses usos e, dessa forma, surgiram algumas necessidades específicas, onde a arquitetura de interiores pode contribuir com soluções para melhorar o uso compartilhado desses espaços e garantir o aumento da produtividade.

Existem vários fatores que podem ser melhorados dentro dos cômodos para adaptar a rotina, como, por exemplo, a boa iluminação, ventilação e o som adequado para as atividades desenvolvidas.

Dicas da Irma Decorações para melhorar os ambientes

Escritórios

Espaços destinados a escritório, com o uso de computadores, precisam ter boa iluminação e boa ventilação. Nesses espaços, recomenda-se uma atenção especial às janelas, com o uso de cortinas e/ou persianas que proporcionem um controle da luminosidade, evitando o reflexo da luz solar direto na tela do computador, mas sem barrar a ventilação natural.

Outro detalhe importante diz respeito aos pontos de wifi para a internet. Dependendo da distância dos computadores em relação ao roteador, é necessário colocar outros repetidores no ambiente para replicar o sinal.

Estudo

Para locais destinados ao estudo, como quartos com escrivaninha, recomenda-se colocar as mesas o mais próximo da janela para aumentar a iluminação natural. Também é importante ter algumas barreiras para diminuir a entrada de barulhos externos, como uso de cortinas e/ou persianas que ajudem a barrar parte do som que entra pelo vidro.

O ideal é que o ambiente tenha cores claras, para estimular a atenção e a concentração. E uma dica para mudar as cores das paredes de forma rápida é utilizar o papel de parede que possui desenhos e texturas que ajudam a compor o ambiente e que podem ser colocados em poucas horas, sem sujeira.

Espaços para aulas de ginástica

Impossibilitadas de sair de casa, muitas pessoas estão fazendo atividades físicas em suas casas, adaptando salas, quartos e varandas para serem usadas como salas de ginástica.

Para esses espaços, recomenda-se dar uma atenção especial à ventilação e anteparos que ajudam na absorção do som ambiente, tais como tapetes, quadros nas paredes e móveis de madeira.

Espaços para videoconferência e gravação de vídeos

Outro espaço novo criado em muitas residências é a área onde profissionais liberais e professores realizam o atendimento por videoconferência ou a produção de vídeo aulas.

Nesses espaços é necessário ter uma boa iluminação, cuidados extras para preservar o som ambiente e também uma atenção especial ao cenário de fundo, que será mostrado nos vídeos.

Ambientes com muita informação ou objetos fora de contexto atrapalham a concentração do ouvinte. Uma dica é criar o cenário de acordo com o tema das aulas e utilizar algum objeto que lembre o objetivo do tema da aula.

Gostou das dicas? Para comprar os melhores itens de decoração para a sua casa, conheça a Irma Decorações, em Curitiba!