Doenças respiratórias se agravam com a chegada do inverno, saiba como se prevenir durante a estação
| Foto:
  • Por Lanac
  • 07/06/2021 11:27

Sintomas como falta de ar, dor de garganta, febre e cansaço são  indícios de possíveis doenças respiratórias durante o inverno. Em meio a pandemia, eles também acendem o alerta para a possibilidade de infecção do novo coronavírus.

A chegada dos dias mais frios gera o agravamento dos sintomas principalmente devido às condições favoráveis para a proliferação de vírus e bactérias.

Com a baixa umidade do ar e mudança de temperatura, é comum que as pessoas fiquem mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação, o que gera prejuízos à saúde.

Entre as doenças mais comuns no inverno estão os resfriados, gripes, pneumonias, alergias, amigdalites, otites, sinusites e agora também o novo coronavírus.

Geralmente os resfriados que chegam com a mudança de clima apresentam sintomas leves, com duração de três a cinco dias. Já nas doenças causadas pelo vírus Influenza, como a gripe e coronavírus, tem intensidade maior, com potencial de agravamento.

Ao sentir os primeiros sintomas, a recomendação das autoridades de saúde é procurar o atendimento médico, principalmente em meio ao período de pandemia. O ideal é sempre evitar a automedicação e consultar um profissional para dar início ao tratamento.

Casos assintomáticos costumam ser ministrados com a indicação de analgésicos, antitérmicos e lavagem nasal. Já para evitar casos mais complexos é fundamental estar em dia com o calendário anual de vacinação.

Independente dos tipos de doenças respiratórias em circulação, os cuidados básicos em higiene ainda são a melhor forma de garantir a prevenção.

Como se prevenir das doenças respiratórias durante o inverno

Nas estações mais frias do ano, como o outono e o inverno, é preciso haver uma mudança de comportamento para se adaptar às novas condições climáticas e assim evitar o surgimento de doenças respiratórias.

Isso inclui adotar alguns cuidados de saúde e higiene para se manter protegido, enquanto evita a proliferação de vírus e bactérias, em caso de infecção.

São algumas medidas simples que podem fazer a diferença contra as doenças respiratórias, como: manter o ambiente arejado e com ventilação, evitando janelas fechadas; lavar as mãos corretamente e aplicar álcool em gel, cobrir a boca e o nariz ao tossir.

Realizar a lavagem nasal para evitar a irritação, manter a respiração pelo nariz ao invés da boca, lavar roupas, lençóis e edredons e colocar para secar ao sol, beber bastante água, além de manter uma alimentação balanceada, com alimentos que contenham a vitamina C.

Também é interessante realizar o teste de alergia, que é capaz de identificar doenças crônicas como asma, bronquite, rinite e sinusite. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 30% da população mundial sofre com algum tipo de alergia.

Mesmo tomando os devidos cuidados, os especialistas recomendam que os pacientes mantenham os exames em dias, que são recursos fundamentais para detectar as doenças respiratórias, ainda em estágio inicial.

Exame para detectar doenças respiratórias   

Na infecção por doenças respiratórias, o diagnóstico mais rápido e preciso acontece através do exame, que ajuda orientar o médico a prosseguir com o tratamento mais indicado para o caso.

Essa também é uma forma de diferenciar os sintomas das doenças da estação, como é o caso dos resfriados e da gripe, de doenças respiratórias mais complexas como pneumonia, H1N1 e também o coronavírus.

No LANAC - Laboratório de Análises Clínicas, o paciente encontra o BioFire FilmArray Pneumonia Panel, um tipo específico de exame que detecta em apenas uma hora, 19 bactérias e 8 tipos de vírus.

“Com o exame, é possível identificar qual é a doença específica, além da quantidade de bactérias, eventual resistência a antibióticos e ainda possíveis infecções pulmonares virais”, explica o especialista em bacteriologia do LANAC

Marcos Kozlowski.

O exame acontece com a coleta da secreção da garganta e das vias aéreas, com sensibilidade de 96,2% e especificidade de 98,3%. Capaz de identificar diferentes tipos de coronavírus que causam pneumonia, o teste garante agilidade para médicos e hospitais. O BioFire FilmArray Pneumonia Panel pode ser realizado em qualquer ponto de coleta do laboratório, com agendamento marcado. Localizado em mais de 60 pontos do estado, o LANAC é o laboratório feito para os paranaenses, com atendimento humanizado junto às principais necessidades de seus pacientes.