Teste de Covid-19: saiba quando fazer, segundo as orientações da OMS
| Foto:
  • Por Lanac
  • 07/06/2021 11:40

A melhor forma de manter a saúde em dia, em qualquer momento da vida, é através da prevenção. Em meio a pandemia, o teste de Covid, por exemplo, é um importante recurso para ajudar a identificar a doença e ainda diminuir a taxa de contaminação.

Segundo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o paciente com suspeita de Covid-19 deve se dirigir ao laboratório para realizar o teste a partir do terceiro dia de sintomas, após o contato com outro paciente infectado ou antes de realizar uma viagem.

Em paralelo à realização do teste de Covid-19, é importante seguir com os cuidados indicados pela organização para manutenção da própria saúde e proteção daspessoas ao redor.

São ações simples que também auxiliam no combate a outras doenças, como: lavar as mãos corretamente e aplicar o álcool sempre que não tiver acesso a água e sabão, manter distância de outras pessoas, ficar em casa sempre que possível ou quando não se sentir bem, evitar tocar olhos, boca e nariz, além de realizar o uso da máscara, conforme a indicação das autoridades de saúde local.

É preciso também seguir com boas práticas na utilização, remoção e descarte da máscara. Ao longo das etapas, a higiene adequada das mãos é fundamental para evitar a contaminação.

É importante se certificar que a máscara tem o formato adequado para o rosto, cobrindo nariz e a boca, se está posicionada do lado certo e manuseá-la pelas tiras. Seu uso regular, aliado a outras medidas de proteção, como manter os exames em dia, aumenta a prevenção da Covid-19.

Vai realizar o teste de Covid? Encontre o LANAC mais próximo de você

Porque realizar o teste de Covid é tão importante?

Sem um medicamento com eficiência comprovada pela ciência e com a vacinação ainda em andamento, a testagem continua sendo a melhor maneira de frear o ritmo da pandemia.

O resultado obtido com os exames auxilia as autoridades de saúde a adotarem medidas mais efetivas de prevenção, com base na dimensão da propagação da doença, identificação dos principais pontos de transmissão e mapeamento de doentes assintomáticos.

Já o diagnóstico preciso da doença através do teste de Covid é uma forma de o paciente prevenir a disseminação do vírus. Para isso, o LANAC - Laboratório de Análises Clínicas, conta com profissionais altamente qualificados para um atendimento cuidadoso e personalizado.

Referência no cuidado da saúde paranaense, o laboratório conta com tecnologia de ponta na prestação de serviços, para oferecer toda a segurança e agilidade que o momento exige.

Atenta às principais novidades da medicina diagnóstica, o LANAC tem à disposição diferentes tipos de teste de Covid-19, para a realização antes e após a vacinação.

Teste de Covid pós-vacinação

A realização do teste de Covid-19 pós vacina consegue identificar se o organismo do paciente criou anticorpos para a doença. Mas é preciso atenção:

A CoronaVac, por exemplo, usa o vírus inativado para que o sistema imunológico identifique a ameaça e crie formas de se defender — assim como as vacinas da poliomielite, hepatite A e B e influenza, entre outras.

Já a vacina das farmacêuticas Pfizer e BioNTech usa o RNA mensageiro, uma parte do código genético do novo coronavírus, para ensinar o corpo a produzir a proteína do vírus e se proteger da doença. Caso o organismo tenha contato com o vírus de verdade, reconhecerá essa proteína e terá meios de combatê-lo antes que ele cause problemas.

O especialista em bacteriologia do LANAC, Marcos Kozlowski, ressalta que a atenção dos pacientes quanto à vacina recebida é fundamental para o entendimento do resultado.

“Algumas marcas foram criadas usando o vírus inativado e outras com RNA do vírus. Para que a testagem seja assertiva, é necessário que o teste utilizado na determinação dos anticorpos produzidos após a vacinação seja capaz de identificar anticorpos contra a proteína "Spike". Estes anticorpos são considerados os neutralizantes”, explica.

Caso contrário, se a vacina tomada induzir somente a produção dos anticorpos contra a proteína Spike e o teste utilizado detectar apenas anticorpos contra o nucleocapsídeo, o teste será negativo, gerando a dúvida da imunização.

Para evitar esta confusão, faça o teste de Covid-19 pós vacinação disponível no LANAC, que funciona para qualquer uma das vacinas. Você não precisa agendar horário e o resultado sai em até 24 horas. O laboratório conta com mais de 60 unidades no Paraná.

Acesse o site e encontre aquela mais perto de você.