Prato de Tournedos roquefort no restaurante L’Épicerie| Foto: Divulgação
  • Por L´Épicerie
  • 06/07/2021 11:53
Ouça este conteúdo

O que é que faz a diferença entre um prato sem graça e um prato delicioso e bem elaborado? Se você falou “molho”, acertou! O tempero, a textura, o sabor… O molho perfeito é o item necessário para transformar sua especialidade em um menu requintado, como se tivesse sido feito por um chefe de cozinha.

Não existe um só segredo para alcançar o molho perfeito — a verdade é que a prática leva à perfeição, e isso com certeza é uma máxima entre os grandes nomes da gastronomia. Seja uma receita de família, uma mistura inusitada de ingredientes ou a indicação de um chef renomado na internet, quanto mais você colocar a mão na massa para executá-lo, melhor ele ficará.

Pensando nisso, o bistrô L'Épicerie separou 5 dicas vindas direto da gastronomia francesa para transformar uma receita qualquer em uma digna de restaurante. Então, anota ai.

1 - Escolha bem os ingredientes

Para um molho de tomate, por exemplo, é essencial que os tomates escolhidos para fazer o molho estejam maduros. Isso significa que eles devem ser saudáveis, firmes e bem vermelhos. É preciso ficar atento ao ponto do fruto — para alcançar o molho perfeito na hora de cozinhá-lo com outros ingredientes, ele não pode estar nem verde, nem prestes a estragar.

2 - Não faça as coisas com pressa

Às vezes, perdemos a noção do tempo quando estamos na cozinha: ou sucumbimos à pressão para preparar o almoço ou jantar rápido demais, ou passamos horas em uma atividade que levaria poucos minutos. Como o molho é parte fundamental da sua receita, é importante não lutar contra a natureza e fazer cada etapa de acordo com o tempo necessário para torná-lo delicioso.

3 - Não tenha medo de conhecer novos sabores

O bom e velho molho de tomate pode ser apreciado por todos, mas que tal aproveitar essa oportunidade na cozinha para explorar a gastronomia de diferentes países? O bistrô L'Épicerie, especializado em gastronomia francesa, tem algumas sugestões do país europeu: você já experimentou os molhos como o béarnaise ou o bechamel? Pois chegou a hora!

4 - Cozinha clássica não tem erro

A culinária francesa é tradicional e conhecida por usar e abusar da manteiga e do creme de leite em suas preparações. Nos molhos que acompanham entradas e pratos principais, não seria diferente. Os molhos clássicos criados na França são o demi-glace, o velouté, o bechamel e o sugo. Aposte em uma dessas receitas para impressionar na cozinha!

5 - Peça ajuda

Se ficou difícil misturar os sabores até atingir um molho encorpado e delicioso, não tenha medo ou vergonha de dar o braço a torcer para garantir uma refeição de primeira. O bistrô L'Épicerie, localizado em Curitiba, pode te dar uma mãozinha com seus serviços de delivery e take-away, sempre à disposição para salvar seu almoço ou jantar.

Entre em contato pelas redes sociais e conheça o menu do restaurante!