Chef Gabriel Fagundes comanda o Mangôo CWB, restaurante de alta gastronomia recém inaugurado em Curitiba.
Chef Gabriel Fagundes comanda o Mangôo CWB, restaurante de alta gastronomia recém inaugurado em Curitiba.| Foto: Divulgação
  • Por Mangôo
  • 17/09/2021 18:11

Selecionar os ingredientes criteriosamente, investir tempo e dedicação em preparações lentas e cuidadosas, prestar atenção aos detalhes no tempero e na apresentação do prato. Não é segredo para ninguém que a boa gastronomia é resultado de um processo que envolve conhecimento, repetição e afeto. São estes os conceitos que o chef Gabriel Fagundes busca reunir no recém-inaugurado Mangôo CWB, agora ainda mais voltado à alta gastronomia.

Apresentado ao mercado inicialmente como uma operação localizada na Mercadoteca curitibana, o Mangôo agora ganhou novo endereço, na Rua Visconde do Rio Branco. A nova casa é mais intimista, ao mesmo tempo em que oferece mais espaço para garantir uma experiência ainda mais confortável e exclusiva aos clientes.

Mangôo CWB agora tem mais espaço para receber os clientes em ambiente mais intimista.
Mangôo CWB agora tem mais espaço para receber os clientes em ambiente mais intimista.| Divulgação

E as mudanças não se restringem apenas ao ambiente: o Mangôo mergulhou de vez na alta gastronomia, embora mantenha parte da essência mais descontraída do primeiro ano de atuação na vila gastronômica. “Um diferencial do Mangôo é a culinária artesanal, com bases fortes, como molhos, caldos, preparações lentas que garantem um sabor único”, explica o chef.

Os ingredientes contribuem para garantir a qualidade e o paladar requintado que a casa prioriza em suas receitas. “Procuro usar o que há de melhor no mercado nacional, mas atuamos também com produtos importados; as massas são todas com farinhas e sêmolas italianas, os azeites também são italianos, por exemplo”, complementa.

Criações exclusivas, pratos com preparos lentos e ingredientes de qualidade são as marcas do Mangôo CWB.
Criações exclusivas, pratos com preparos lentos e ingredientes de qualidade são as marcas do Mangôo CWB.| Divulgação

Menu eclético

Embora boa parte do menu do Mangôo tenha inspiração na culinária internacional e seja uma herança do período em que o chef Gabriel Fagundes atuou na França, não é possível cravar que se trata de um restaurante italiano, mediterrâneo ou brasileiro. O objetivo do chef foi justamente selecionar receitas de diferentes origens ao redor do mundo e compor um cardápio diverso, mas consistente, e com pratos bem servidos.

Entradas, pratos principais e sobremesas bem servidos e selecionados
Entradas, pratos principais e sobremesas bem servidos e selecionados| Divulgação

Em consonância com a cozinha contemporânea, o menu do Mangôo é variado e inclui desde snacks e sanduíches - autorais, com criações do próprio chef Gabriel - até alguns pratos mais complexos e pratos principais bem elaborados.

Sanduíche de Porco Frito, Picles de Cebola Roxa, Chutney de Abacaxi e Habanero.
Sanduíche de Porco Frito, Picles de Cebola Roxa, Chutney de Abacaxi e Habanero.| Divulgação

As entradas vão do clássico Stake Tartare e Brioche ao inesperado Sanduíche de Porco Frito, Picles de Cebola Roxa, Chutney de Abacaxi e Habanero. Já as opções de pratos principais incluem massas, risotos e frutos do mar, entre os quais o chef destaca o Mignon e Agnolloti de Burrata ao Molho Pomodoro Italiano e a Barriga de Porco Crocante e Linguine à Boscaiola.

Mignon e Agnolloti de Burrata ao Molho Pomodoro Italiano.
Mignon e Agnolloti de Burrata ao Molho Pomodoro Italiano.| Divulgação

De terça a sexta-feira, estão disponíveis pratos executivos e saladas para o almoço e, em todas as refeições, são duas as opções de sobremesas: Brownie & Gelato ou Chausson Aux Pommes. 

Cozinhar para brasileiros  

Formado em Gastronomia pelo Centro Europeu, o chef Gabriel Fagundes atuou por um período com a chef Manu Buffara, antes de se aventurar na Europa, onde atuou em restaurantes na cidade de Bordeaux, no sudoeste da França.

Chef do Mangôo CWB, Gabriel Fagundes.
Chef do Mangôo CWB, Gabriel Fagundes.| Dani Bonin

Lá, pôde ampliar seu repertório e aprofundar seu conhecimento não só da gastronomia, mas também dos bastidores dos grandes restaurantes e de aspectos como a harmonização com vinhos e outras bebidas.

Depois de quatro anos na França, resolveu retornar ao Brasil. “Percebi que queria voltar para casa, meu país é o Brasil e não há nada como cozinhar para brasileiros, nossa relação com a gastronomia é única”.

Pratos do Mangôo CWB são resultado da experiência do chef no Brasil e no exterior.
Pratos do Mangôo CWB são resultado da experiência do chef no Brasil e no exterior.| Divulgação

Na bagagem de volta a Curitiba, Gabriel trouxe o conhecimento que lhe permitiu oferecer uma primorosa curadoria em vinhos nacionais e importados, além da experiência na realização de eventos gastronômicos. Ambos são aplicados no Mangôo, que oferece uma ampla variedade de rótulos e, além da experiência no dia a dia do restaurante, também está aberto para a realização de eventos corporativos e personalizados.

Em todos, o chef coloca a mão na massa e supervisiona desde o preparo até o resultado do prato, e da experiência do cliente. “Não há nada como preparar uma receita com dedicação e ver esse afeto retornar no sorriso do cliente que acabou de comer e está satisfeito com a experiência, isso não tem preço”, diz Gabriel.

Mangôo CWB
Rua Visconde do Rio Branco, 948, Mercês
Instagram: @mangoocwb
mangoocwb.com.br/