O vinho certo pode transformar a experiência de um jantar
O vinho certo pode transformar a experiência de um jantar| Foto: Jonathan Borba/ Pexels
  • Por Mangôo
  • 28/10/2021 12:32

Provar um prato que desperta todos os sentidos e combiná-lo com a bebida perfeita para aquele sabor é uma experiência que não tem preço. No universo dos vinhos, por exemplo, cada rótulo e cada tipo de uva podem potencializar ou complementar de maneira única uma receita. No Mangôo CWB, os pratos que são estrelas do cardápio têm vinhos sugeridos para harmonização, de maneira a aprimorar a experiência do cliente.

Idealizado pelo chef Gabriel Fagundes para oferecer gastronomia refinada e com pratos bem servidos, o restaurante brinca com as variações e diferentes inspirações do cardápio ao sugerir combinações ousadas e únicas.

E não apenas de rótulos importados se faz uma boa carta. “Buscamos valorizar o que é de casa e o Brasil vem se destacando na produção de vinhos, com rótulos impressionantes e com uvas cultivadas em diferentes regiões do Brasil”, diz o chef.

Chef Gabriel Fagundes aproveita experiência adquirida na Europa para sugerir harmonizações de rótulos com pratos
Chef Gabriel Fagundes aproveita experiência adquirida na Europa para sugerir harmonizações de rótulos com pratos| Dani Bonin

Mapear as produções de qualidade e produzidas no país é um dos trabalhos que o restaurante Mangôo CWB vem desenvolvendo, para identificar e sugerir as melhores harmonizações, as que, assim como os pratos do restaurante, são artesanais e com matéria prima de qualidade. “Nosso foco é buscar pequenos produtores que envolvem família, amor e dedicação pelos vinhos que produzem. Em nossa carta atualmente temos a Vinícola Campos de Cima de Itaqui – Campanha Gaúcha, Vinícola Peculiare de Bento Gonçalves, Vinícola Valmarino de Pinto Bandeira e Família Bebber de Flores da Cunha ambas da Serra Gaúcha, entre outros, que seguem esta filosofia”, lista Gabriel.

Escolhas perfeitas

As carnes estão entre os destaques no menu do Mangôo. Pratos como o Mignon com Risoto de Cogumelos Frescos e Trufa Negra e o Mignon e Agnolloti de Burrata ao Molho Pomodoro Italiano, a grande recomendação do Chef para quem visita a casa, harmonizam muito bem com vinhos mais estruturados em aromas, sabores e persistência. É o caso, por exemplo, dos rótulos com uvas do tipo Tannat, Touriga Nacional (BAH Família Bebber), Merlot (Peculiare D.O), Cabernet Franc (Valmarino Ano XXIV) e Cabenert Franc, Merlot, Malbec (Além Mar Gran Reserva).

Carnes pedem vinhos mais estruturadaos em aromas e sabores
Carnes pedem vinhos mais estruturadaos em aromas e sabores| Divulgação

Para quem prefere as massas, a sugestão do chef é buscar os vinhos frutados, joviais, de baixa tanicidade e boa acidez. “Nossos pratos de massas são leves, aromáticos e sabores equilibrados. Para tanto, sugerimos vinhos com baixo tanino para não interferir na qualidade do prato e com a acidez do vinho irá nos preparar o paladar para saborear com gosto este menu refinado. Podemos harmonizar com o Campos de Cima 3 Bocas (Malbec, Cabenert Sauvignon, Tempranillo) e com o Gheller Reserva (Pinot Noir)”, sugere o chef.

Para as massas, o chef indica vinhos mais frutados e joviais
Para as massas, o chef indica vinhos mais frutados e joviais| Divulgação

No cardápio do Mangôo, um dos pratos que podem ser harmonizados com o Gheller Reserva (Pinot Noir), é o Ravioli de Maça, Gorgonzola e Amêndoas. Outra opção com massas é a Massa Negra com Camarões. Esta, contudo, também faz parte de outro grupo de harmonizações, a dos frutos do mar. Aqui a sugestão do chef é o Villaggio Grando (Sauvignon Blanc), Valmarino Rosé (Cabernet Franc) ou Peculiare Rosé (Cabernet Sauvignon).

De acordo com Gabriel, frutos do mar podem ser apreciados com outros tipos de bebidas. “Com peixes, camarões e outras iguarias do tipo, pode-se optar por espumantes, vinhos rosé, brancos e podemos até harmonizar com alguns tintos mais leves e frescos, que irão evidenciar os sabores do vinho com o prato, acentuando o potencial e prazer do almoço e jantar”. Entre as opções de frutos do mar no Mangôo estão ainda o Risoto de Camarão e Bottarga e a Pescada Amarela com Camarões e Risoto de Moqueca.

Frutos do mar são perfeitos para harmonizar com vinhos do tipo rosé, brancos ou tintos mais leves e frescos
Frutos do mar são perfeitos para harmonizar com vinhos do tipo rosé, brancos ou tintos mais leves e frescos| Divulgação

Outras dicas importantes a serem observadas na harmonização é estar atendo ao molho utilizado nos pratos, se o alimento servido está cru ou grelhado e a quantidade e o tipo de tempero utilizado. Os contrastes também são um grande caminho para uma excelente harmonização – por exemplo, vinhos doces com pratos salgados –, assim como a acidez do vinho para pratos onde a gordura está presente. “O vinho é uma bebida que pode ser servida com qualquer tipo de prato e independente se está frio ou calor. Conhecendo os alimentos que estão sendo servidos e buscando vinhos corretos, a experiência a mesa pode ser maravilhosa”.

Acesse aqui o cardápio completo do Mangôo CWB e siga o restaurante no Instagram.