A cromoterapia ajuda a escolher as cores de acordo com a sensação que se deseja no ambiente
A cromoterapia ajuda a escolher as cores de acordo com a sensação que se deseja no ambiente| Foto: Bigstock
  • Por Nichele
  • 19/10/2022 17:32

Uma boa maneira de atualizar os ambientes é investindo na renovação da pintura das paredes e do teto. Para escolher a cor, é importante levar em consideração a cromoterapia, ou seja, as sensações que as cores e suas tonalidades proporcionam ao ambiente.

“Você pode escolher tons quentes e vibrantes para cozinha, como amarelo, laranja ou vermelho, que são cores estimulantes”, explica a arquiteta Thaís Possamai, da Nichele Materiais para Construção. Por outro lado, em ambientes que se busca relaxamento, o ideal são tons mais neutros e que transmitam tranquilidade, como azul e verde.

“Tudo depende de quais sensações você quer trazer ao espaço e para qual finalidade ele é utilizado”, explica Thaís. Por exemplo, as cores e iluminação do quarto de descanso devem ser diferentes do cômodo que é usado como escritório.

Psicologia das cores na sua casa

Antes de escolher a cor ideal para seu ambiente, é importante entender quais estímulos as cores trazem ao nosso inconsciente.

Confira algumas dicas do que pode ser utilizado e aplique de acordo com seu objetivo:

Amarelo

Bastante utilizada em academias, escolas e restaurantes, é uma cor vibrante que estimula e traz energia.

Se tem um ambiente em casa que tem bastante movimento, como churrasqueira ou sala de jantar, esta pode ser uma boa opção.

Sugestão: Girafa da Suvinil.

Azul

Você sabia que o azul é a cor favorita da maioria das pessoas? Ela transmite paz e tranquilidade nos tons mais claros. É a cor do céu, do mar, da água – tudo que nos traz sensações positivas.

O azul é uma escolha certeira para ambientes de relaxamento, como quarto ou sala de descanso.

Sugestão: Cor do céu da Suvinil

Rosa

A escolha do rosa intenso traz energia, pois é uma cor próxima ao vermelho. Além de ser uma cor bastante relacionada à feminilidade, também torna o ambiente mais estimulante.

Sugestão: Torta de Morango da Suvinil

Verde

O verde remete à natureza e ao que é natural, trazendo a sensação de bem-estar e alívio de estresse. É uma cor utilizada em clínicas, spas e outros ambientes relaxantes.

Sugestão: Horizonte da Suvinil

Vermelho

O vermelho é uma cor intensa e estimulante, é o preferido de pessoas ousadas, criativas, de personalidade forte e marcante. Lembrando que também é uma cor estimulante, então evite esta cor no quarto de descanso.

Sugestão: Rosa Vermelha da Suvinil

Cinza acromático

O cinza é um dos neutros preferidos. Os tons mais claros trazem a sensação de tranquilidade e paz, enquanto os mais escuros podem trazer maior relaxamento. SE optar por um cinza mais escuro, é bom caprichar na iluminação do ambiente para não deixá-lo muito carregado.

Sugestão: Cinza Urbano da Suvinil

Tendência de cor para 2023

As cores refletem também o momento em que vivemos. Já passamos o período mais difícil da pandemia, estivemos reclusos e introspectivos por algum tempo, agora buscamos um futuro mais tranquilo e com otimismo.

Também estamos um momento de valorização do meio ambiente e de recursos naturais.

Analisando todo este contexto, a Suvinil elegeu como a cor do ano de 2023 a Calcita Alaranjada, um tom terroso feito com a combinação de diferentes argilas – uma tinta com menor impacto ambiental.

“Os tons terrosos e da natureza são uma tendência forte para os próximos anos. São bem versáteis, combinam com qualquer ambiente e trazem uma sensação de aconchego”, explica a arquiteta.

Esta tonalidade fica bem com uma iluminação quente, de luzes branco amareladas de temperatura 3000 K ou 2700 K.

Encontre tudo o que precisa na Nichele

A loja curitibana de materiais para construção Nichele, presente em Curitiba desde a década de 1960, traz uma enorme variedade de tintas da marca Suvinil, além de itens para iluminação e mais de 55 mil itens para deixar sua casa ainda melhor.

Confira a Nichele mais perto de você e faça a melhor escolha de cores para seu lar.